Algumas das principais doenças respiratórias nos seres humanos são:
Antraz: É uma doença aguda causada pelos esporos da bactéria (Bacillus anthracis). Existem várias vacinas utilizadas para prevenir a doença.
Asma: O ataque de asma pode ser o resultado da exposição da pessoa a um alérgeno, ou ainda uma exposição à temperaturas mais frias, ou até mesmo o sentimento de uma emoção muito forte.
Atelectasia: É um tipo de doença que pode ocorrer através de um colapso dos alvéolos, resultando em troca de gás reduzida ou um colapso de uma parte ou da totalidade de um pulmão. É causada por um tumor ou lesão na cavidade torácica pneumônica.
Bronquite: É um tipo de infecção dos brônquios, a inflamação das membranas mucosas dos brônquios ocorre nesta doença.
DPOC: Sigla proveniente de doença pulmonar obstrutiva crônica é um tipo de doença respiratória crônica, incluindo asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar.
Fibrose cística: É uma doença genética das glândulas, onde ocorre o endurecimento do pulmão.
Enfisema: É a doença progressiva dos pulmões, é também chamada de doença pulmonar obstrutiva. Nesta doença os alvéolos perdem a elasticidade e não conseguem se dilatar para o movimento de respiração e dilatação.
Hantavírus: É um tipo de doença respiratória transmitida pela inspiração de materiais contaminados por urina ou saliva de roedores infectados, tais como cervos e esquilos. O nome hantavírus é derivado do rio hantã na Coréia do Sul, lugar onde foi descoberto o vírus.
Febre do feno: É uma inflamação respiratória causada por alérgenos,como pó, vegetais e alimentos.
Câncer de pulmão: Diretamente ligado aos produtos fumígenos e fumaça. Você não deve fumar se deseja ser saudável.
Efusão pleural: É uma doença causada pela entrada de ar ou de líquido na cavidade pleural, que é a membrana protetora dos pulmões.
Pneumonia: É uma inflamação dos pulmões causada por vários microorganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e vários parasitas. Ela afeta especialmente os alvéolos pulmonares.
Pleurisia: É uma inflamação da pleura, o tecido da cavidade pleural que envolve os pulmões. A infecção viral é a causa mais comum desta doença, que também pode vir de outras fontes.
Pneumoconioses: É uma inflamação nos pulmões causada pela inalação de gases irritantes.
Acidose respiratória: É causada pela concentração de dióxido de carbono aumentado no sangue, causando um pH baixo no sangue (acidose).
Alcalose respiratória: É causada pela deficiência de dióxido de carbono no sangue.
Sinusite: É uma inflamação de um ou mais dos seios barovasais.
Síndrome da morte súbita infantil (SMSI): É um distúrbios respiratório apenas ocorrido em recém-nascidos.
Tuberculose: É uma doença respiratória causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Geralmente atinge os pulmões, mas também pode afetar as outras partes do corpo. As bactérias são difíceis de destruir e podem ser transmitidas através do ar.