A bipolaridade é uma das condições que tem se tornado cada vez mais conhecidas do grande público.Esta doença psíquica é reconhecida pela OMS, e atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por uma alternância constante de estados de humor, indo da depressão a euforia, às vezes em um só dia ou em curtos períodos de tempo.
Alguns bipolares têm episódios maníacos durante o dia, e depressivos durante a noite; tendo dificuldades para dormir e para se relacionar. Nos casos mais graves, o ciclo depressivo pode levar ao suicídio.O maior desencadeador da doença é o estresse, podendo o individuo levar uma vida perfeitamente normal por anos antes de descobrir o problema em uma crise.
Não há cura para este transtorno, mas ele pode ser controlado através de medicamentos e terapia ocupacional, de forma a permitir que a pessoa tenha uma vida saudável e sem maiores complicações.
Aqueles que sofrem do transtorno podem, ainda assim, serem indivíduos produtivos e reconhecidos em seus campos de trabalho. Alguns dos diversos exemplos de bipolares de sucesso são Santos Dumont, Isaac Newton, Dali, Van Gogh, Agatha Christie, Cazuza, Marilyn Monroe, Fernando Pessoa e Mozart.