Pequeninas e com grande capacidade de multiplicação, as bactérias, estão presentes em todos os lugares e só podem ser vistas com o auxílio de microscópios. Alguns tipos de bactérias tem ação positiva para o homem, contudo, algumas variedades desse ser vivo oferecem ameaças a saúde humana por meio do desenvolvimento de doenças patogênicas (nome dado as enfermidades causadas por bactérias).
Ao longo da história cidades inteiras já foram aniquiladas por doenças causadas por bactérias. Um dos exemplos mais fortes é o da Peste Bubônica. Como dizem realmente ‘tamanho não é documento’ e as bactérias tem a capacidade de fazer grande estrago. Conheça abaixo algumas das principais doenças causadas por bactérias.
Principais Doenças Causadas por Bactérias
Doença: Meningite meningocócica
Bactéria Causadora: Bactéria meningococo
O nome Meningite é atribuído para um conjunto de doenças que se caracteriza pela inflamação das meninges – membranas que tem como função proteger o sistema nervoso central. A versão mais perigosa dessa doença é aquela causada pela bactéria meningococo.
A doença que causa febre alta e acessos de vômitos tem como sintoma mais característico a rigidez da musculatura da nuca. Por isso os médicos tentam fazer com que o paciente com suspeita de Meningite encoste o queixo no peito, pois se não consegue fazer isso é porque está com a doença. Ao ter o diagnóstico é necessário ser prontamente internado.
Doença: Cólera
Bactéria Causadora: Vibrio cholerae
Uma das doenças que mais debilitam os pacientes, a Cólera, é resultante da ação da bactéria Vibrio cholerae conhecida popularmente como vibrião colérico. A transmissão dessa bactéria se dá por meio do consumo de alimentos malcozidos, alimentos crus e água contaminada. O processo de fervura e cozimento contribui para reduzir a transmissão de Cólera.
Quando entra no organismo o vibrião colérico se encaminha direto para o intestino delgado do paciente de maneira a causar graves problemas intestinais. O sintoma mais marcante da doença são as constantes diarreias que resultam em fezes de cor esbranquiçada e bem líquidas. Pessoas com Cólera perdem peso com rapidez devido às diarreias que desidratam o seu corpo. O resultado é uma aparência fraca com olhos fundos. A melhor forma de se prevenir é manter bons cuidados de higiene.
Doença: Pneumonia
Bactéria Causadora: Streptococcos pneumoniae
Essa doença não é causada somente por bactérias, pode ter origem virótica ou fungica, no entanto, em sua vertente bacteriana se mostra bastante perigosa. Dentre os principais sintomas que essa doença causa estão: febre com temperatura acima de 39°, tosse com produção de catarro, falta de ar e sensação de fraqueza. O tratamento deve ser realizado no hospital para evitar que o paciente entre em contato com outras infecções.
Doença: Botulismo
Bactéria Causadora: Clostridium botulinum
A causadora do Botulismo, a bactéria Clostridium botulinum, pode ser transmitida ao ser humano por meio de alimentos contaminados. Essa bactéria produz uma toxina que ataca o sistema nervoso acarretando numa série de sintomas como fraqueza muscular, vômitos e tremedeira. Em alguns casos o indivíduo contaminado sofre com paralisia respiratória que acaba levando ao seu óbito.
O tratamento da doença consiste em internamento hospitalar para a administração dos medicamentos necessários. A prevenção da doença consiste em evitar o consumo de alimentos que apresentem aparência ou odores estranhos. Fique atento também aos alimentos enlatados, pois a bactéria pode se manter viva dentro dessas embalagens.
Doença: Coqueluche
Bactéria Causadora: Bordetella pertussis
Essa doença é conhecida popularmente como ‘tosse comprida’ por ser esse o seu principal sintoma. A transmissão da Coqueluche se dá através do ar quando uma pessoa infectada tosse expelindo gotículas de saliva contaminadas que recaem sobre uma pessoa saudável. A causadora da doença é a bactéria Bordetella pertussis. Para tratar essa doença é necessário tomar antibióticos durante algum tempo. Para se prevenir dessa doença a recomendação é tomar a vacina própria para Coqueluche.
Doença: Leptospirose
Bactéria Causadora: Leptospira interrogans
Embora os ratos sejam os animais mais lembrados quando se trata de transmissão de Leptospirose há que se destacar que essa bactéria pode estar também na urina de gatos, cães e outros animais. A contaminação se dá a partir do contato com a urina de um animal que contém essa bactéria em seu organismo. Os períodos de maior deflagração de Leptospirose são aqueles em que há inundações e enchentes que espalham urina de rato e outros animais pelas cidades.
Uma doença muito perigosa que pode levar a morte quando não tratada corretamente. Os sintomas de maior destaque são febre alta, calafrios e fortes dores musculares nas articulações e músculos. O tratamento da Leptospirose é feito geralmente no hospital com a administração de antibióticos.
Doença: Difteria
Bactéria Causadora: Corynebacterium diphteriae
A doença que se desenvolve na faringe é causada pela bactéria Corynebacterium diphteriae e atinge com maior frequência crianças com menos de 15 anos de idade. O período de desenvolvimento dessa doença é de 4 a 6 dias. A contaminação se dá por meio de contato com pessoas que estejam contaminadas não necessariamente por Difteria, mas outros males causados por essa bactéria.
Dentre os principais sintomas da Difteria estão vômitos, pressão baixa, sensação de enjoos e dificuldade para respirar. Trata-se de uma enfermidade que causa grande prostração no paciente de maneira que é necessário que ele se mantenha em repouso absoluto. A prevenção consiste na vacina tríplice dada nas crianças logo quando elas nascem.
Doença: Febre maculosa
Bactéria Causadora: Rickettsia rickettsii
Essa doença é causada pela Rickettsia rickettsii que geralmente é transmitida ao ser humano por meio de picada de carrapatos, especialmente o carrapato estrela. Dentre os principais sintomas que essa doença causa está a febre alta e o surgimento de máculas (manchas) pelo corpo. É importante que seja feito o diagnóstico da doença rapidamente, pois em alguns casos sem o tratamento adequado pode levar a óbito.
Doença: Hanseníase (Lepra)
Bactéria Causadora: Hansen (Mycobacterium leprae)
Uma das doenças que mais danos trouxe para pacientes afetados ao longo da história, a Lepra (conhecida também como Hanseníase) é contagiosa sendo transmitida de uma pessoa infectada a outra. A bactéria responsável por transmitir essa doença é o bacilo Hansen que provoca lesões no tecido da pele assim como afeta o sistema nervoso do paciente.
Como as pessoas com Lepra perdem a sensibilidade nas regiões afetadas podem se machucar sem perceber tendo graves lesões que acabam não sendo tratadas. Ainda não existe uma vacina contra a doença de maneira que a única forma de se prevenir é evitar o contato com pessoas infectadas.
Doença: Gonorreia
Bactéria Causadora: Neisseria gonorrhoeae
Uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) que mais causam incômodo para os afetados uma vez que dentre os seus sintomas estão ardência na região genital e secreção de pus ao urinar. A contaminação da doença se dá através de relação sexual com pessoa infectada sem camisinha. A responsável pela doença é a bactéria Neisseria gonorrhoeae conhecida também como gonococo. A melhor maneira de se prevenir é manter relações sexuais com preservativo sempre.
Doença: Tétano
Bactéria Causadora: Clostridium tetani
Pacientes com Tétano que não recebem o tratamento adequado podem vir a falecer devido a processo de asfixia. A principal causadora dessa doença é a bactéria Clostridium tetani que por ser anaeróbica vive em locais sem oxigênio como lugares enferrujados. O método mais comum de contrair essa doença é por meio de corte na pele com um instrumento coberto por ferrugem que tenha essa bactéria.
Em alguns casos bebês recém-nascidos foram contaminados com Tétano devido ao corte do cordão umbilical com um instrumento inadequado e não esterilizado. Os principais sintomas que a doença causa no paciente são: dor de cabeça intensa e febre alta. Com o avançar da doença pode causar também contrações involuntárias da musculatura, o que pode evoluir para um quadro de asfixia. A doença conta com vacina de prevenção, em caso de ferimento com instrumento suspeito é necessário aplicar o soro antitetânico para inibir a produção da toxina da bactéria.
Doença: Tuberculose
Bactéria Causadora: Koch (Mycobacterium tuberculosis)
A Tuberculose se caracteriza por uma tosse persistente que pode durar até anos – quando não é realizado tratamento adequado – causada pelo ataque realizado pela bactéria Koch (Mycobacterium tuberculosis) aos pulmões do enfermo. Outros sintomas que caracterizam o quadro dessa doença são: perda de peso sem motivo aparente, tosse com sangue, fadiga e febre alta.
Durante muito tempo essa doença tinha o status de uma sentença de morte, felizmente, atualmente existe tratamento eficaz feito com antibióticos que devem ser tomados por muito tempo. Dentre as formas de prevenir a Tuberculose está a vacina BCG que é aplicada nos bebês recém-nascidos.
UMA DOENÇÃ CAUSADA PELA AS VARIZI
VAMOS SE CUIDA MAS