Doenças Que Afetam O Coração

Definição de Doença Cardíaca

Também chamadas de doenças do coração, as doenças cardíacas, são aquelas que causam dificuldades ou mesmo impedem que haja uma boa circulação de sangue no organismo. A função básica do coração é fazer o sangue circular por todo o organismo, dessa forma é o órgão responsável por uma vida saudável quando bem cuidado.

Saúde

Saúde

Porém, os maus hábitos como má alimentação, estresse elevado, sedentarismo, abuso de substâncias tóxicas como álcool e tabaco entre outros hábitos podem acarretar em problemas para o coração. Esses problemas se configuram como doenças no aparelho cardiovascular.

Além do desenvolvimento de doenças do coração a partir dos maus hábitos existe a possibilidade de doenças congênitas, ou seja, doenças de nascença. Comparativamente a maior parte das doenças cardíacas é adquirida ao longo dos anos e não congênita.

Classificação das Doenças Que Afetam o Coração

  • Alterações nos Batimentos Cardíacos – Chamadas de arritmias.
  • Cardiomiopatias.
  • Doença Arterial Coronariana – Inclui as doenças como enfarte ou infarto.
  • Doenças das válvulas cardíacas.
  • Doenças cardíacas congênitas.
  • Disfunções da aorta – Síndrome de Marfan.
  • Doenças vasculares.
  • Parada cardíaca.
  • Pericardite.

Doenças Cardiovasculares – Mais Detalhes

Indivíduos Mais Afetados

Em geral as doenças cardiovasculares são mais comuns nos indivíduos mais velhos e que possuem histórico familiar. Mas, isso não quer dizer que pessoas mais jovens e cuja família não tenha histórico não desenvolvam esse tipo de doença.

Principais Doenças

Enfarte Agudo do Miocárdio (Ataque do Coração)

Uma das doenças do coração com maior incidência é o enfarte agudo do miocárdio que é conhecido mais popularmente como ataque cardíaco. Basicamente essa doença acontece devido a um coágulo que bloqueia a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca em especial o miocárdio.

Na maioria dos casos o paciente acaba indo a óbito, pois a ajuda médica não é rápida o suficiente. Milhões de pessoas morrem vítimas de ataque do coração todos os anos no mundo todo.

Insuficiência Cardíaca

Dentre as doenças mais populares do coração está também a insuficiência cardíaca que é o resultado de outras doenças como a doença de Chagas, a hipertensão arterial, doenças valvulares e miocardites. A principal característica dessa doença é que o fluxo de sangue é impedido de ser bombeado pelas válvulas cardíacas.

Dessa forma o organismo passa a reter líquidos entre outras coisas. A insuficiência cardíaca é subdividida em quatro categorias que são em grau de seriedade: assintomática, leve, moderada e grave. Quando o paciente tem insuficiência no último grau, o grave, precisa passar por uma cirurgia para que a anomalia possa ser corrigida.

Arritmias Cardíacas

Um outro problema cardíaco bastante comum é o das arritmias cardíacas que consistem em alterações do ritmo e frequência dos batimentos do coração. Nas arritmias os batimentos podem ser mito lentos (chamada de bradicardia) ou muito acelerado (chamado de taquicardia).

Uma doença cardíaca mais comum em pessoas mais velhas. A arritmia pode ser resultante de outras enfermidades como a corionariopatia, endocardite ou miocardioesclerose. Também é possível que essa doença seja resultante de um infarto ou mesmo do uso de drogas ou substância prejudiciais a saúde como álcool, fumo, fármacos e cafeína.

Doença Arterial Coronária

A doença arterial coronária é bastante comum e tem como principal sintoma a angina que se caracteriza por manifestações no organismo parecidas com a do enfarte, porém, menos intensos e com uma duração relativamente menor, menos de 20 minutos. O sintoma mais comum dessa doença é aquela sensação de aperto no peito que se espalha para o braço esquerdo.

Junto com esse sintoma o indivíduo sente falta de ar, sua excessivamente, fica pálido e pode sentir náuseas. O surgimento da doença se deve ao depósito de placas de gordura nas artérias do coração. Devido a esse acúmulo acontece a obstrução dos vasos o que faz com que o fluxo sanguíneo pare quase que totalmente. Isso faz com que a musculatura cardíaca precise fazer um esforço maior para bombear o sangue para os tecidos do corpo.

Dicas Para Prevenir Doenças Cardíacas

Alguns hábitos adotados em seu dia a dia podem ajudar a prevenir o surgimento de doenças cardíacas. A seguir listamos algumas dessas mudanças de hábito, comece a pensar mais na sua saúde e no bem-estar do seu coração.

Colesterol Sanguíneo – Para evitar a obstrução de suas artérias e garantir um melhor funcionamento do seu coração é importante ficar de olho na taxa de colesterol no eu sangue.

Prevenção e Controle da Diabetes – Uma doença que pode trazer várias complicações para o seu organismo. Tente manter uma dieta saudável que possa te ajudar a prevenir o surgimento da doença, se você tem diabetes precisa se manter sempre no controle da mesma.

Prevenção e Controle da Hipertensão (Pressão Alta) – A hipertensão é uma das doenças que tem ligação direta com os problemas do coração então procure um médico para te ajudar a prevenir ou pelo menos controlar.

Doenças Cardíacas

Doenças Cardíacas

Não Fume – O tabaco é um grande vilão para o seu coração então se você não fuma já está fazendo uma grande coisa para o seu coração.

Evite o Álcool – Se for beber faça isso com moderação, pois o álcool também acarreta em problemas para a saúde do seu coração.

Peso Ideal – Estar acima do peso é um fator de risco para o seu coração então tente se manter no seu peso ideal e evitar o acúmulo de gordura na região abdominal.

Exercícios Físicos – Tenha como hábito a prática de exercícios físicos, é muito importante para o seu organismo.

Cuide da Alimentação – Você é o que você come então mantenha uma dieta saudável.

Estresse – Mesmo que o estresse não seja ligado de forma direta aos problemas do coração ele tem sim o seu papel. Muitas pessoas para lidar com o estresse acabam fazendo uso de cigarro e bebidas alcoólicas. O consumo excessivo dessas substâncias prejudica e muito a saúde do seu coração.

Além disso, podemos dizer que manter uma vida equilibrada emocionalmente também ajuda a prevenir doenças cardíacas. Pessoas que se estressam menos descontam menos na comida e nas bebidas alcoólicas. Aprenda a se manter mais relaxado e evitar passar por situações de estresse profundo. Lembre-se que o seu coração precisa estar saudável para que o seu organismo funcione bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *