Quando vistos por trás, a coluna de quem tem escoliose geralmente aparece perfeitamente reta. A escoliose é uma curva lateral na coluna, geralmente combinada com uma rotação das vértebras.
Apesar de um pequeno grau de curvatura lateral não causar quaisquer problemas médicos, as curvas maiores podem causar desequilíbrio postural, fadiga muscular e dor.
Freqüência
Aproximadamente 10 por cento de todos os adolescentes têm algum grau de escoliose, embora menos de 1 por cento têm curvas que requerem atenção médica para além do acompanhamento.
Embora a escoliose possa ocorrer tanto em homens como em mulheres. As incidência de ocorrência em mulheres exigem o tratamento da escoliose cerca de cinco vezes mais do que meninos. A razão para estas diferenças a partir de 2004 não era conhecido.
Causas e Sintomas
Quatro em cada cinco casos de escoliose é idiopática, significando que a causa é desconhecida. Apesar da escoliose idiopática tende a aparecer mais entre familiares, nenhum gene específico é responsável pela condição de ter sido identificado.
Crianças com escoliose idiopática parecem ser totalmente saudáveis e não tiveram qualquer doença no início da vida. A escoliose não é causada por má postura, alimentação, ou por carregar uma mochila pesada em um dos ombros.
A Escoliose Idiopática é Classificada de Acordo com a Idade do Início da Moléstia:
- Infantil: A curvatura aparece antes dos três anos de idade. Este tipo é muito raro, sendo mais comum na Europa.
- Juvenil: A curvatura aparece entre três e dez anos. Este tipo pode ser equivalente ao tipo de adolescente, com exceção da idade de início.
- Adolescente: A curvatura aparece geralmente entre dez e treze anos de idade, próximo ao início da puberdade. Este é o tipo mais comum de escoliose idiopática.
- Adulto: Curvatura começa após a maturação física estar concluída.
Existe Três Outros Tipos de Escoliose:
- Escoliose congênita é devido à formação anormal dos ossos da coluna vertebral e é freqüentemente associada com defeitos de outros órgãos.
- Escoliose neuromuscular é devido à perda de controle dos nervos ou músculos que suportam a coluna vertebral. As causas mais comuns deste tipo de escoliose são a distrofia muscular e paralisia cerebral.
- Escoliose degenerativa pode ser causada por quebra dos discos que separam as vértebras ou pela artrite nas juntas que os ligam.
A escoliose provoca uma assimetria perceptível no tronco quando visto de frente ou de trás. O primeiro sinal de escoliose é freqüentemente visto quando a criança está vestindo um traje de banho ou roupa interior.
Uma criança pode parecer estar de pé, com um ombro mais alto que o outro ou de ter uma inclinação na cintura. Um ombro pode aparecer mais proeminente do que o outro devido à rotação. Nas meninas, uma mama pode aparecer maior do que o outro ou maior se a rotação de um lado empurra para a frente.
A progressão da curva é maior perto do surto de crescimento puberal. A escoliose que começa cedo tem mais probabilidade de progredir significativamente, do que a começada depois da puberdade.