Exercícios Físicos Contra a Osteoporose

Definição da Osteoporose

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a osteoporose que é o mesmo que Densidade Mineral Óssea (DMO) reduzida, pode ser definida como uma enfermidade que reduz a densidade da massa do esqueleto, bem como uma desmineralização óssea, pela fragilidade decorrente de uma rarefação da quantidade óssea e à atrofia do tecido esquelético, sendo uma doença metabólica mais comum,que apresenta a fratura como sua principal manifestação clínica.

Gravidade do Problema

Segundo pesquisas, os exercícios se feitos corretamente constituem uma excelente forma de auxiliar na osteoporose, que é uma consequência natural quando as pessoas se tornam mais velhas, onde em graus mais avançados, tornam os ossos mais enfraquecidos, fazendo com que o risco de fraturas sejam maiores.Ela é uma doença silenciosa, e geralmente a pessoa só é diagnosticada, pelos exames de rotina ou quando fratura algum osso.

Fracos

Os profissionais especializados, ressaltam que o mais grave é a recuperação depois que o osso se quebra, já que estudos revelam que as fraturas nos quadris estão sempre associadas às dores intensas e crônicas, reduzindo a mobilidade da pessoa, tornando-a incapaz e aumentando a dependência de outras pessoas, e de acordo com a faixa etária do paciente, gravidade da fratura e de seu estado clínico podem ocorrer sérias complicações, levando até à morte do indivíduo.

Benefícios da Prática de Exercícios

As pessoas costumam achar que indivíduos portadores de osteoporose não podem praticar exercícios físicos. No entanto, o que ocorre é exatamente o contrário, pois as atividades físicas podem diminuir a progressão da enfermidade, evitando possíveis quedas e consequentes fraturas.

A osteopenia que é um grau anterior à osteoporose, se o indivíduo praticar exercícios regularmente, pode prevenir o desenvolvimento até o nível mais avançado. Um fator determinante para a fixação do cálcio, é o aspecto pisoelétrico, que nada mais é do que a troca entre cargas negativas e positivas, entre a parte interna e a superfície óssea.

Atividades

Esse efeito é conseguido, quando há uma compressão do osso, que pode ser originado de um atividade física de impacto ou só pela compressão, como ocorre com o fortalecimento dos músculos. Os exercícios de impacto não são indicados nesse caso, para pessoas com osteoporose pelo perigo da fratura.

Especialistas aconselham os portadores da doença, a procurarem uma academia com progrmas específicos e professores capacitados, que ofereçem programas compatíveis aos pacientes, pois um acompanhamento correto é ideal para uma boa recuperação do movimento sem que haja riscos.

Formas de Prevenção

Para as pessoas mais jovens, que ainda não foram acometidas pela doença, a melhor forma de preveni-la á consumir uma alimentação rica em cálcio, que é o principal mineral que o corpo utiliza para a composição óssea, podendo ser facilitada pela prática de atividades físicas. Contudo, vale ressaltar que o excesso de treino pode contribuir para o surgimento precoce da doença, pois pode haver um desequilíbrio dos hormônios,dificultando a fixação do cálcio.

Alimentação

Segundo estudos, as mulheres são as mais propensas a apresentarem a doença, pois com a menopausa, e a consequente perda de hormônios como estrógeno, que auxilia na sua fixação, acaba prejudicando o processo de retenção do mineral, ocasionando a osteoporose.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *