O fígado é o órgão do corpo humano que metaboliza as substâncias presentes na alimentação do homem e as transforma em outras substâncias necessárias ao funcionamento do organismo (como carboidratos, lipídios e proteínas).
Além desta função, o fígado é o responsável pela desintoxicação do organismo, isto é, ele retira do sangue substâncias danosas e as transforma em elementos que não oferecem risco ao organismo, bem como libera o que possa ser eliminado. Um dos maiores vilões do fígado é o álcool.
Propriamente dito, o álcool não afeta o organismo, o problema é o excesso dele. Quando em muita quantidade no sangue, o fígado tem que processar e eliminar esse excedente de álcool, que não tem mais função no organismo e ainda o prejudica. Para isso, o órgão tem que trabalhar mais.
Se isso ocorre com frequência, há uma sobrecarga constante no fígado, sendo que, a partir de um momento, as células hepáticas não conseguem mais metabolizar o álcool e morrem por sobrecarga. Em certos casos, formam-se cicatrizes na superfície do fígado devido às células mortas, ele perde sua função e tem suas atividades muito reduzidas.
no images were found