O Que é a Gastrite?
A gastrite é uma doença causada por uma inflamação na parte mais superficial responsável por revestir o estômago, também conhecida como mucosa gástrica. Este tipo de inflamação ocorre como resposta a uma agressão ocorrida no órgão, uma forma de defesa do organismo para manter a integridade do estômago. Mesmo o organismo entendendo esse procedimento como uma defesa, ele não deixa de causar diversos incômodos característicos, especialmente a dor e o sangramento em estágios mais avançados, e ainda a queimação e azia.
A gastrite pode ser causada por diversos fatores, dentre eles, o mais comum é a presença da bactéria Helicobacter Pylori. Além dela, também há o uso excessivo de medicamentos, como anti-inflamatórios, aspirina e ainda o alto consumo de álcool, como também o estresse.
A bactéria Pylori ataca a mucosa do estômago através da produção da substância chamada de Urease, que em razão de um processo químico, retira o efeito do ácido gástrico, o que faz com que possa se multiplicar e se alojar nele, causando todos os constrangimentos decorrentes da gastrite.
A decorrência dessa bactéria no organismo é extremamente alta, sendo contraída mais comumente durante a fase infantil e, permanecendo no corpo durante a vida toda, só sendo eliminada através do tratamento adequado. De acordo com as estatísticas, cerca de 50% das pessoas de todo o mundo têm essa bactéria alojada no organismo, e em alguns países essa incidência é muito maior, como na Ásia, África e América do Sul, que chega a ser até a 90%.
Para contrair essa bactéria, basta que a pessoa faça a ingestão de alimentos ou água contaminada e, em alguns casos, também pode passar de pessoa para pessoa. A gastrite quando ocasionada da Helicobacter pode se tornar crônica, e até progredir para uma úlcera gástrica, como também duodenal, e, em casos mais severos evoluir para um câncer de estômago. Há alguns tipos de gastrite que não apresentam sintomas, especialmente quando na fase crônica, no entanto, na aguda eles já aparecem com certa frequência e intensidade.
Sintomas
A gastrite apresenta alguns sintomas clássicos, que logo que sentidos devem ser prontamente examinados, para que a cura se dê o mais rapidamente possível:
- Queimação e dor no abdômen
- Perda de apetite
- Azia
- Vômitos e náuseas
- Sangramento do sistema digestivo, seguida de evacuação com fezes pretas e a presença de sangue no vômito.
E ainda por ocasião da falta de vitamina B12 no organismo e ácido fólico, a pessoa acometida dessa doença pode ter anemia, cujos sintomas são:
- Ardência na língua
- Fraqueza
- Diarreia
- Irritação nos lábios
- Em casos raros e severos pode também ocorrer alterações de memória, desorientação, falta de coerência das ideias (sintomas presentes essencialmente na gastrite atrófica).
Complicações da Doença
A gastrite pode apresentar diversas complicações, dentre elas, as mais sérias são:
Diarreia: Pode ser ocasionada em razão da ingestão de alimentos irritantes ao organismo, bem como aqueles contaminados, assim que os mesmos chegam até ao intestino.
Hemorragia: Ocorre de forma ocasional, e em alguns casos chega a ser preciso a intervenção cirúrgica.
Obstrução Pilórica: Ocorre através da ingestão de corrosivos que causam a cicatrização errada da ferida, chamada de estenose.
Dieta Apropriada Para Pacientes com Gastrite
O Que Evitar?
Embora não seja a alimentação causadora da gastrite, alguns tipos de alimentos devem ser evitados, especialmente:
- Alimentos gordurosos
- Derivados de tomate, como molhos prontos
- Bebidas a base de cafeína.
- Álcool e hortelã
- Enquanto não houve a cicatrização da parte corrompida pela infecção também evitar alimentos muito ricos em fibras.
- Carnes processadas: mortadela, copa, salame, linguiça, salsinha, presunto, dentre outros.
- Alimentos enlatados, como sardinha, aliche, e outros.
- Queijos fortes como provolone, parmesão e roquefort.
- Patês prontos ou preparados
- Manteiga ou margarina
- Leite puro
- Sucos concentrados
- Grãos de forma geral: ervilha, milho, lentilha e feijão.
Os pacientes devem fazer refeições saudáveis de forma equilibrada e regularmente, e não ficar muitas horas sem comer. Além disso, é recomendável que à mesa comam mais devagar e mastiguem melhor os alimentos antes de engolir.
http://www.youtube.com/watch?v=n5CWfKEhqoU
O Que Consumir?
- Bastante água, chá de ervas e frutas, sucos naturais.
- Mingau, gelatina, frutas não ácidas, mel e geleias.
- Iogurte desnatado, queijo branco.
- Purê de batata e de mandioquinha, vegetais cozidos, suflês, sopas de carne e vegetais.
- Carnes magras e brancas como frango, peixe e peru.
Diagnóstico
O diagnóstico correto da gastrite só pode ser feito mediante o exame de endoscopia digestiva alta, no qual o profissional observa a qualidade da mucosa gástrica, percebendo qual o grau de lesão da mesma. Durante o exame, se o médico achar prudente, ele colhe fragmentos da lesão para ser realizado um exame mais detalhado, chamado de Biópsia e ainda pode pesquisar a incidência da bactéria Helicobacter Pylori, através do teste da Urease. Caso o paciente seja portador da bactéria, o médico irá prescrever qual o tratamento mais indicado, tornando-se desnecessária a realização de demais exames.
Porém, tudo isso só pode ser feito com a intervenção de um médico, e caso esteja com algum dos sintomas acima citados, não busque ajuda em farmácias ou com amigos, vá direto a um profissional de saúde e faça um consulta. Somente desta maneira seu problema poderá ser sanado e você não correrá mais riscos, mantendo sua saúde saudável.
Prevenção
Para prevenir o aparecimento de doenças estomacais, a exemplo da gastrite, são necessários alguns procedimentos simples, porém, importantes, como:
– Evite o uso constante de medicamentos a base AAS (Ácido acetilsalicílico) como a Aspirina e ainda os anti-inflamatórios, especialmente sem receita médica, pois tomar remédios por conta própria pode parecer mais fácil, porém, os danos causados no organismo começam a aparecer a longo prazo.
– Evite fumar e também tomar bebidas alcoólicas frequentemente.
– Evite o uso constante de bebidas à base de cafeína, como café e chá, porém, se gostar muito, não o faça em excesso.
– Opte sempre por consumir alimentos cozidos e as folhas sempre bem lavadas e esterilizadas, assim como as frutas, além disso, tome somente água potável de fonte confiável e lave bem as mãos antes das principais refeições, desta forma, seu risco de contrair doenças, como a gastrite e outras, estará extremamente reduzido.