Hipercifose

O Que É a Cifose E Como Se Dá a Estrutura Normal Da Coluna Vertebral

A coluna vertebral de nós seres humanos apresenta características peculiares pelo fato de nós andarmos com apenas dois de nossos quatro membros. Sua estrutura tem, ao longo de toda a sua extensão, curvaturas anatômicas que são normais, para que haja um equilíbrio postural de acordo com o centro de gravidade de cada pessoa. Essas curvaturas se estabelecem de maneira definitiva após o crescimento total do indivíduo. Sendo assim, à medida que cada pessoa cresce, essas curvaturas podem variar para mais ou para menos, isto é, podem ficar com um maior ou com um menor raio de abertura e de amplitude, dependendo da altura de cada um.

Essas curvaturas originalmente recebem o nome de lordoses e de cifoses, sendo que, em estados fisiológicos e normais, existem apenas quatro delas, sendo duas lordoses e duas cifoses. Uma das lordoses se encontra na porção superior do tronco, na região cervical, ou seja, do pescoço e a outra lordose se situa na região inferior do tronco, na lombar. Já com relação às cifoses, elas apresentam a curvatura voltada para a região ventral, ou seja, para a frente, sendo que uma delas se encontra no tórax e, a outra, em uma região chamada de sacrococcígea, que é a região que divide o sacro e o cóccix, que são as porções finais da coluna vertebral.

Como Podem Se Dar as Alterações Das Curvaturas Da Coluna Vertebral?

Muito embora essas curvaturas citadas apresentem uma espécie de limite de amplitude para que elas sejam consideradas normais, algumas pessoas, no entanto, podem apresentar um aumento dessas curvaturas, podendo variar em diferentes graus de acentuação de seus raios. Sendo assim, podemos apresentar as condições de hipercifose ou de hiperlordose. É importante ressaltar o fato de que essas alterações podem tanto serem desencadeadas por problemas estruturais próprias do esqueleto axial, que é o esqueleto de sustentação, do indivíduo, quanto decorrentes de alterações posturais.

É por esse motivo que a postura, que é algo comportamental em pessoas sem alterações estruturais primárias, pode influenciar em muito na conformação das curvas da coluna vertebral, sobretudo na fase de crescimento do indivíduo, isto é, a manutenção de uma postura correta principalmente durante a infância e a adolescência do ser humano é de suma importância para que não haja essas alterações posteriormente.

As principais questões que fazem com que haja a formação de uma hipercifose, além da má postura durante o crescimento, conforme já citado, é a introspecção e a timidez ou o medo, por exemplo, que faz com que as pessoas passem a se posicionar de uma maneira retraída, com os ombros voltados para a frente e abaixamento do nível da cabeça, o que, consequentemente, faz com que a curvatura da cifose presente na região do tórax seja acentuada, ou seja, o dorso vai, de maneira gradativa, se arredondando cada vez mais, até que a coluna arqueada seja, por fim, a postura fixa daquela pessoa.

Essa alteração, quando crônica, pode gerar uma série de sintomas simplesmente pelo fato de a postura em que o indivíduo se encontra não corresponder à posição anatômica favorável para o funcionamento correto dos sistemas fisiológicos, além de alterá-los, dependendo do tempo em que essa postura é admitida. Os sintomas, de uma maneira geral, acabam se resumindo, sobretudo, em sintomas decorrentes da alteração dos músculos que se situam na região da coluna vertebral, podendo, inclusive, gerar dor.

Outros sintomas são a fadiga, a sensibilidade praticamente permanente da região, além do fato de que a coluna acaba ficando rígida nessa nova posição.

Quais São as Principais Causas De Hipercifose?

Causas De Hipercifose

Causas De Hipercifose

Conforme já descrito anteriormente, a má postura se encontra em primeiro lugar no que diz respeito às causas de hipercifose, o que, quando ocorre no indivíduo jovem, também pode ser chamado de “dorso curvi juvenil”. Uma doença que gera a hipercifose é a chamada doença de Scheuermann que consiste em um transtorno do crescimento, afetando de maneira direta os ossos que compõem a coluna vertebral, podendo apresentar dor durante a sua evolução.

A doença de Scheuermann é muito mais comum em crianças do sexo masculino do que do feminino, cerca de quatro a até cinco vezes mais, dependendo da população e, de uma maneira mais específica, ocorre a chamada osteocondrose que, nesse caso, é asséptica, porque não apresenta e nem é causada por germes. Em outros casos, a hipercifose pode ser ocasionado por alterações que se iniciam nos músculos ou até mesmo por malformações congênitas, isto é, que a pessoa já nasce com elas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *