Isquemia

Você sabe o que é a isquemia cardíaca é uma doença que surge no organismo do individuo quando o fluxo sanguíneo do mesmo acaba sendo reduzido. Esse fluxo reduzido, acaba sendo inviabilizado de chegar de forma correta até  o coração do paciente, fazendo com que a quantidade necessária de oxigênio diminua drasticamente.

Um dos problemas do aparecimento dessa doença, é em relação aos sintomas que a mesma apresenta. Isso acontece porque em alguns casos os sintomas nem sempre se apresentam em grandes quantidades, fazendo então com que as pessoas acabem não percebendo a mesma.

Em alguns casos ainda sim, é possível percebermos alguns dos sintomas, que inicialmente irão se caracterizar como certas dores na região do peito e também uma percepção de batimentos cardíacos acelerados.

Todos os órgãos presentes em nosso corpo desempenham diversas funções e são abastecidos por artérias que transportam diretamente o sangue para os mesmos, além de também irrigar e nutrir todo o resto do corpo. A partir do momento que os órgãos acabam não recebendo a quantidade de sangue necessário, é possível perceber que a isquemia se inicia.

Na maioria das vezes, essa doença acontece na região dos rins, coração, mas pode ser encontrada em outros órgãos de nosso corpo.

Quando o fluxo do sangue no corpo de um individuo é reduzido, geralmente os resultados acabam sendo em relação ao bloqueio de forma parcial ou total das artérias que fazem parte da região cardíaca do mesmo.

Ilustração de Isquemia Cardíaca

Ilustração de Isquemia Cardíaca

Entre todos os problemas que podem surgir a partir dessa situação, podemos observar que geralmente os músculos do órgão atingido sofrem certo tipo de danificação. A capacidade de fortificação dos músculos do órgãos, acabam possibilitando com que o mesmo possa realizar suas funções de forma plena, além de poder também melhorar o desenvolvimento do bombeamento do sangue para o resto do corpo.

Quando o bloqueio dessa artérias acontece de forma completa e súbita, o ataque cardíaco pode acabar acontecendo. O ataque cardíaco, geralmente acontece quando o indivíduo já apresenta certos problemas  em relação a distribuição e bombeamento sanguíneo em seu corpo.

O bombeamento do sangue de forma inadequada pode também fazer com que haja um aceleramento cardíaco no corpo do indivíduo, levando ao desenvolvimento de uma arritmia, ou outros problemas cardíacos.

Tipos De Isquemia

Um dos primeiros sintomas que pode ser sentido no corpo de pessoas que sofrem com problemas de distribuição sanguínea tem relação com um sintoma chamado de angina, ou seja, fortes dores na região do peito do paciente. Esse é um dos sinais primordiais para que você se mantenha atento quanto ao entupimento de alguma artéria de seu corpo, e assim, consulte um médico o mais rápido possível.

Existem uma decisão que ocorre quanto ao aparecimento da isquemia cardíaca, e isso pode ser classificado em três diferentes tipos de situação.

Angina Estável

Esse é um dos tipos mais comuns da angina, e também a mais fácil de ser percebida e classificada. Normalmente, ela acaba seguindo um padrão no corpo do paciente, o que facilita muito a parte do processo de diagnóstico da mesma. A dor desse tipo de problema, é sentida principalmente quando o coração do individuo se encontra em processo de bombeamento mais rápido, o que exige muito esforço do mesmo.

Esse é um processo que ocorre quando o mesmo está praticando esportes, ou até mesmo

Por questões relacionadas ao estresse do indivíduo. Geralmente, as pessoas que sofrem desse tipo de situação, dizem que a dor se trona constante em um intervalo de três até quinze minutos, se tranquilizando logo após esse período.

Angina Instável

Angina Instável

Angina Instável

A angina classifica como do tipo instável, é considerada diferente dos demais por apresentar uma dor que o individuo irá sentir de forma repentina, e que com o avanço do tempo, se torna cada vez pior. A causa para o aparecimento das dores, não precisa ter uma consideração específica, já que em alguns casos, essa dor pode atingir o paciente até quando o mesmo está dormindo ou repousando.

Uma das causas agravantes desse tipo de angina, é que pode facilmente levar o paciente a um quadro de ataque do coração. Por todas essas razoes, quando um paciente é classificado como portador dessa condição o atendimento médico deve ser realizado de forma imediata, evitando que existam maiores chances de que a situação se agrave.

A primeira ação quando um paciente desse entra em crise, é procurar um médico ou pronto socorro, para que os cuidados iniciais possam ser devidamente tomados, e então o início do tratamento contra o mesmo possa ser realizado.

Isquemia Miocárdica Silenciosa

Isquemia Miocárdica

Isquemia Miocárdica

essa é uma das condições classificadas como mais perigosa entre os tipos de isquemia, já que a presença de dor nessa situação não é sentida. Com isso, muitos pacientes acabam entrando em um processo de ataque cardíaco, sem que seja possível obter nenhum tipo de aviso prévio.

Um dos grupos de risco para o desenvolvimento dessa doença, são as pessoas que em algum momento já sofreram com a presença de ataques cardíacos, e também pessoas que sofrem de diabetes ou outros tipos de doenças que tem relação com o comportamento cardíaco do paciente.

 Causas Da Isquemia

a isquemia em si acaba ocorrendo quando o paciente apresenta um baixo fluxo sanguíneo em seu corpo, e o fluxo do sangue em mais de uma artérias coronária acaba se apresentando de forma muito baixa.

O desenvolvimento dessa doença pode ocorrer de forma muito lenta, fazendo com que as artérias sejam bloqueadas de forma mais suave, ou também de forma repentina, e sem aviso prévio.

Mesmo esse podendo ser o caso de alguns pacientes, os exames em alguns casos podem detectar certa propensão ao desenvolvimento da doença, fazendo com que o paciente e também seu médico fiquem atentos as chances de algo mais sério acontecer.

O uso de drogas e bebidas podem fazer com que haja uma maior propensão quanto ao desenvolvimento dessa doença. Fazendo então, com que os pacientes sejam avisados por seu médico sobre esse risco. Além disso, grandes esforços físicos em pessoas que já sofrem desse tipo de situação acabam agravando também o caso.

Principais Fatores De Risco Da Isquemia

Ilustração de um Tipo de Isquemia - Cerebral

Ilustração de um Tipo de Isquemia – Cerebral

Existem algumas ações que podem fazer com que o aparecimento da isquemia possa ocorrer em seu corpo de forma mais fácil, melhorando então as chances do aparecimento dessa doença.

Pessoas que sofrem com altas taxas de colesterol, além de tabagismo em altas quantidades podem acabar estando mais propensas ao desenvolvimento dessa doença. A diabetes, como já citada, é um alto índice para que o paciente se mantenha sempre em dia com seus exames, além de pessoas que também se encontram acima do peso, ou se alimentam de forma errada.

Dados genéticos e hereditários acabam também sendo classificados nesse momento, já que pacientes que perderam seus pais quando os mesmo apresentavam menos de cinquenta e cinco anos, no casos do pai, ou mais de sessenta e cinco, no caso da mãe, também entram nesse critério.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • minha mãe tem isquemia cerebral e teria interesse de saber como lidar com ela pois ela ja esta bem debelitada obrigada.

    ana regina carvalho 13 de Maio de 2012 12:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *