Cuidar da saúde é assunto que interessa a todos. Afinal, ter uma boa saúde e manter hábitos saudáveis é garantia de longos anos de vida com nenhuma doença ou problema sério de saúde. Por exemplo, que abusa demais nas carnes vermelhas e gorduras pode vir a desenvolver um quadro de colesterol ruim, e outros malefícios que o consumo excessivo de carne e gordura assegura ao indivíduo.
Ultimamente, o mundo está mudando os seus hábitos alimentares: parando de consumir, freneticamente, alimentos de fast – food, enlatados e refrigerantes, dando preferência a alimentos frescos, sucos e os chamados produtos “fit”. Um dos grandes responsáveis por isso é a “onda fitness” que atingiu o planeta nos últimos tempos, que popularizou as academias e continua, até hoje, a popularizar esse recinto de exercícios e, por tabela, padrões de vida mais saudáveis.
O nosso texto de hoje irá abordar sobre um problema que atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo: o excesso de ácido úrico no organismo. Além de ficar sabendo um pouco mais sobre o que é o ácido úrico, irá receber dicas de como evitar que esse mal atinja a sua saúde. Vamos lá?
Conhecendo o Ácido Úrico
O ácido úrico nada mais é do que um composto de ordem orgânica que possui em sua composição nitrogênio, carbono, oxigênio e hidrogênio. A principal substância na qual esse ácido está presente é na urina, em quantidades pequenas. Já em alguns animais, como répteis e aves, tal composto químico é a principal substância que será eliminada do corpo, e, portanto, a mesma sairá pelas fezes. No corpo humano, o ácido úrico é encontrado, também, no sangue, podendo estar numa concentração de até 7,2 mg/dL, sendo esse número um pouco mais baixo caso a pessoa possua hábitos alimentares vegetarianos ou veganos.
Na verdade, o ácido úrico nada mais é do que a decomposição da purina, substância essa presente em alimentos como feijão, carne, etc. E, geralmente, não é um ácido que cause danos à saúde, por causa de sua pequena concentração no organismo e por sua fácil excreção do mesmo.
No entanto, quando os rins apresentam algum problema que podem ocasionar na má filtração do sangue, o ácido úrico pode vir a ficar acumulado nos tecidos do corpo, o que resulta numa doença chamada gota, que iremos falar a seguir.
A “Gota”
Quem assistiu toda a série do “Todo Mundo Odeia O Chris”, ficou sabendo que Julius, pai de Chris, tinha sérios problemas com a “gota”, que o impedia de trabalhar e se movimentar corretamente quando a doença se manifestava. E ela nada mais é o que o acúmulo do ácido úrico nos tecidos do organismo, principalmente, nas articulações.
Quando o acúmulo de “cristais” do ácido úrico atingem níveis altos no organismo, o mesmo se manifesta com dores e inchaços nos locais. Pessoas que são acometidas com esse mal apresentam inchaço em locais como as mãos, pés e joelhos, apresentando também dor no local, já que, ao acumular os cristais, o local fica inflamado.
Muitas são as causas para o aparecimento da gota, tais como a ingestão de frutos do mar, alimentos com grande presença de proteína, além de peixes com alto índice de gordura e produtos enlatados e embutidos, como ervilhas e milho verde em lata, e ,também, mortadela, salame, presunto, bacon, etc.
Os primeiros sintomas apresentados pelas pessoas que possuem gota é o aparecimento de dor nas juntas e articulações, principalmente nas mãos e pés, podendo a dor, dependendo da concentração de cristais de ácido, ser bem incômoda. Além disso, inflamação e inchaço nessas áreas são comuns também.
Como já dito acima, alimentos que contiverem altos teores de proteína, além de alimentos picantes, embutidos, frutos do mar entre outros devem ser evitados por quem sofre de gota, pois a ingestão de tais alimentos pode fazer com que o quadro da doença se agrave cada vez mais.
Por isso, confira a seguir uma lista com alguns alimentos que podem ajudar a evitar o problema da gota no seu organismo.
Alimentos que Previnem e Combatem a Gota
Confira, a seguir, uma lista com os alimentos que podem te ajudar a prevenir e a combater o mal da gota.
-Cebola
Muitos amam, outros odeiam. A verdade é que a cebola é um alimento bastante nutritivo e ótimo para combater várias doenças, entre eles a gota. Ela atua, principalmente, para baixar os índices de ácido úrico no sangue, baixar os triglicerídeos e, aos poucos, ir reduzindo a hiperuricemia no organismo. Apesar de muitos utilizarem a cebola para o preparo de alimentos, como carnes e outros, para que os efeitos terapêuticos do alimento funcionem com mais intensidade, o melhor é cozinhar a cebola, deixando-a com aspecto macio, pegar a água resultante do processo, separá-la, colocando em uma garrafa acrescida de um suco de meio limão. Esse líquido deve ser consumido durante o dia.
-Abóbora
A abóbora, alimento bastante versátil na alimentação cotidiana, também tem efeitos positivos na saúde, sendo um dos melhores diuréticos naturais para o corpo. Ela ajuda a combater a gota filtrando tudo aquilo que é bom para o corpo, auxiliando o organismo a jogar fora tudo o que não for necessário para o bom funcionamento do organismo. Assada, cozida ou em formato de doce, a abóbora é essencial para a saúde de qualquer maneira. No entanto, é bom lembrar que o uso das sementes também é necessário, visto que elas também tem um alto teor nutricional.
-Salsão
Hortaliça sempre presente nos pratos, por conta de sua fácil combinação entre eles, o Salsão pode ter a propriedade de alcalinizar o sangue, promovendo a expulsão do excesso de ácido úrico do corpo humano. Além disso, o salsão possui outras propriedades terapêuticas que fazem bem à saúde.
-Cenouras
Fazendo parte da salada e até de sobremesas, como o bolo de cenoura, o tubérculo também é um ótimo aliado contra o excesso de ácido úrico no corpo, já que, assim como o salsão, alcaliniza o sangue, permitindo a expulsão do ácido úrico do corpo de forma natural. Além de cozida, a cenoura também pode ser ingrediente de deliciosos sucos, aproveitando ainda mais o seu potencial terapêutico.