O Que é Câncer

O câncer é uma doença provocada por mutações genéticas dentro das células, que faz com que elas cresçam de forma irregular e aceleradamente. O que chamamos de câncer é, na realidade, um conjunto de diferentes doenças que partilham esta característica. O câncer pode atacar tecidos, músculos, ossos, cartilagens, mucosas e na pele.

A grande vantagem evolutiva desta doença está no fato de que ela consegue não apenas se infiltrar dentro do núcleo da célula e alterar o DNA, mas também repetir o padrão criado até que ele se torne o dominante em determinada área. As células cancerígenas também são capazes de criar ou apropriarem-se de vasos sanguíneos, que os mantém alimentados.

Estes mesmos vasos sanguíneos transportam o código genético das células defeituosas para outras áreas do corpo, que podem passar a copiar a nova informação, gerando outros tumores malignos. Este tipo de desenvolvimento é chamado de metástase, e ocorre quando o câncer já alcançou seus estágios finais de desenvolvimento, e é quase sempre fatal.

Vamos conferir o depoimento de Reynaldo Gianecchini:

http://www.youtube.com/watch?v=3s4sdowmLtU&feature=related

O Que Provoca o Câncer?

Existem diversos fatores que podem ocasionar o surgimento de câncer. A maior parte das vezes, a doença está relacionada com fatores ambientais e/ou comportamentais. Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas 20% dos casos de câncer é provocado por fatores unicamente genéticos.

Há, é claro, pessoas com uma maior probabilidade genética de desenvolver o câncer; mas geralmente é preciso a combinação de fatores internos (genéticos) com fatores externos que transformem esta possibilidade em um fato. Os tipos de câncer mais comumente associados com questões genéticas são os cânceres de mama, endométrio, ovários, estômago e intestino.

Câncer

Câncer

É importante ressaltar que, quando se fala em “fatores ambientais” que causam o câncer, não está falando-se apenas das condições da terra, água e ar nas quais convivemos. Estes englobam também nossos hábitos de consumo, sobretudo no que diz respeito a alimentos e medicamentos e aquelas substâncias as quais somos expostos durante o trabalho (por exemplo, uma causa comum de câncer é a inalação dos produtos químicos com os quais se faz lavagem a seco).

Como as propagandas do Ministério da Saúde nunca deixam de lembrar, o câncer também pode ser causado por hábitos comportamentais, como o de consumir bebida alcoólica e o tabagismo. Outro comportamento que pode causar câncer é a prática de sexo sem proteção, tanto pelo risco de contágio por HPV, que é a principal causa de câncer de colo de útero, como pela transmissão de DSTs que fragilizam o sistema imunológico, deixando-o vulnerável a outras doenças, nas quais o câncer está incluso.

Confira um vídeo onde fala qual é o maior causador do Câncer de pulmão:

Diferentes Tipos de Câncer

Os cânceres são classificados e nomeados de acordo com o tipo de célula de em que sua origem é presumida. Existem seis tipos básicos de câncer, sendo eles:

Carcinoma

Quando o câncer provém da célula epitelial ele é denominado um carcinoma. A maior parte dos cânceres de mama, pulmão, próstata e pâncreas são provocados por este tipo de mutação. Também é o tipo mais comum em idosos, pois o envelhecimento das células facilita este tipo de transformação.

Sarcoma

Sarcoma

Sarcoma

É chamado de sarcoma o câncer que surge a partir de células do tecido conectivo como a cartilagem, os ossos, os nervos, tendões e a gordura.

Teratomas

São os tumores que atingem as células germinativas, como aqueles que atingem os ovários e testículos.

Linfoma e Leucemia

Leucemia

Leucemia

Apesar de terem nomes diferentes, ambos são cânceres ligados ao sangue. Quando atacam as células vermelhas do sangue (como a hemoglobina), são chamados de leucemia. Ao atacarem as células brancas (sistema imunológico) e nódulos linfáticos, é chamado de linfoma.

Blastoma

São tumores advindos de células primárias ou embrionárias. São mais comuns em crianças.

Carcinóides

Carcinóides

Carcinóides

É a nomeclatura dada aos tumores que atacam ao sistema nervoso e/ou as glândulas.

Os diferentes tumores são nomeados combinando o nome do tipo de célula de onde ele surgiu ao local no qual ele está crescendo.

Tratamentos Para Câncer

Existem diversas formas de tratar o câncer, mas para definir a melhor forma de tratamento é preciso saber o tipo de tumor, de sua agressividade, de sua localização e da viabilidade de intervenções diretas. Quando possível, o tratamento é feito aliando a quimioterapia ou radioterapia a intervenções cirúrgicas para remover as células danificadas, com sessões ocorrendo antes e depois da cirurgia.

Em determinados casos, sobretudo quando o tumor já está avançado ou em difícil localização, não é possível realizar a retirada através de uma cirurgia. Dependendo do caso, podem ser feitas intervenções a laser para destruir as células mutantes.

No entanto, pela imensa variedade de formas e intensidades com a qual a doença pode atingir a pessoa, o plano de tratamento é individual e será montado pelo médico a partir das informações conseguidas. Apesar de ser uma doença bastante pesquisada e conhecida, cada caso apresenta especificidades diferentes e deve ser olhado de forma separada para definir o prognóstico de cura.

Luta Contra o Câncer

Luta Contra o Câncer

Vale lembrar, também, que o câncer é uma doença que não tem cura definitiva na ciência. Mesmo pessoas que estariam curadas devem manter um acompanhamento médico regular, pois após o primeiro tumor maligno, existe mais propensão a surgirem outros.

Muitos tipos de câncer demoram a dar sintomas, e algumas vezes eles nem mesmo aparecem. Não deixe de fazer os exames passados por seu médico, e avise a ele em caso de qualquer nódulo suspeito. O ideal, portanto, é que se façam check-ups regulares para acompanhar sua saúde. Independente do tipo de câncer, quanto mais cedo ele é encontrado, maior a probabilidade de cura.

Veja como são os tratamentos do Câncer de pele:

Câncer de Mama

O câncer de mama é um tipo de câncer proveniente do tecido da mama, mais comumente do revestimento interno ductos ou nos lóbulos que abastecem os dutos de leite. Cânceres originários dos dutos são conhecidos como carcinoma ductal, aqueles provenientes dos lóbulos são conhecidos como carcinomas lobulares.

A grande maioria dos casos acontece com mulheres, mas os homens podem, por vezes, também desenvolvem câncer de mama. Apenas em 2008, o câncer de mama causou 458.503 mortes no mundo. Prognóstico e as taxas de sobrevivência variam muito dependendo do tipo de câncer e do tratamento adotado. No entanto, as taxas de sobrevivência de todo o mundo são geralmente boas.

Câncer de Mama

Câncer de Mama

Sintomas:

  • Inchaço e alteração nas mamas
  • Aparecimento de nódulo nas mamas ou nas axilas
  • Secreção nas mamas
  • Dor nas mamas
  • Dor ou retração dos mamilos

Estas alterações também podem ser sinais de condições menos graves e não cancerosas, tais como uma infecção ou um nódulo benigno. É importante consultar um médico assim que se notar algo diferente nas mamas.

Prevenção:

Não há uma maneira de prevenir o câncer de mama. Mas há cuidados que todas as mulheres podem tomar que podem reduzir o seu risco e ajudar a aumentar as chances de cura caso ocorre o câncer. Quanto antes a doença for detectada mais fácil será o tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *