Vivemos uma época em que o padrão de beleza estabelecido muitas vezes é cruel, pois há um incentivo para que as pessoas tenham cada vez mais corpos saudáveis, e existem pessoas (principalmente as modelos) que exageram e as vezes desenvolvem doenças de caráter psicológico nessa busca desenfreada pelo corpo perfeito.
Entre os problemas psicológicos que existem nessa área encontramos a Anorexia e a Bulimia.
A Anorexia é uma doença famosa, por atacar as modelos, que tem uma grande necessidade e pressão de possuir um corpo extremamente magro para poder realizar o seu trabalho.
A Bulimia acontece quando a pessoa se alimenta, mas pelo medo de engordar, provoca a expulsão do alimento ingerido para que não seja digerido pelo organismo e a pessoa não engorde.
O Que é a Anorexia?
A anorexia é uma doença de cunho psicológico que causa inúmeros transtornos alimentares e que possui resultados físicos imensos e devastadores nos seres humanos, chegando até mesmo a levar pessoas à morte.
A pessoa anoréxica acredita que está gorda e com excesso de peso, mesmo se encontrando bem fisicamente e sem excesso de gordura.
Graças a esse transtorno psicológico, A pessoa que se encontra com Anorexia corre sério risco de vida, pois as pessoas chegam a ficar devastadas fisicamente com um peso corporal baixíssimo, pois elas possuem uma imagem distorcida da relação entre o seu corpo e a alimentação, pois as pessoas que possuem esse transtorno alimentar deixam de comer de maneira devida e de receber os nutrientes para viver e manter o corpo de maneira saudável, pois a pessoa possui um medo doentio de ganhar peso e engordar, mesmo estando com um corpo bonito e dentro dos padrões normais de beleza e saúde.
A Anorexia é uma doença que pode atingir homem e mulheres, independente da faixa etária em que elas se encontram, apesar de vermos a grande maioria dos casos atingindo as mulheres, e que se encontram na faixa etária da juventude (adolescentes e adultas jovens).
As pessoas anoréxicas tendem a fazer uso excessivo de dieta e da prática de exercícios com o intuito de perder peso, pois a todo instante se acham gordas, mesmo estando dentro de um peso normal ou mesmo abaixo do peso ideal para a sua estrutura corpórea.
Quais São as Causas da Anorexia?
Até os dias atuais, a ciência ainda não conseguiu uma explicação sobre a causa da Anorexia. Esse transtorno psicológico e alimentar é causado por uma combinação de fatores de ordem biológica, cultura, familiar e psicológico.
De acordo com alguns estudos existentes, a valorização da magreza excessiva e o preconceito ao acumulo de gordura está associada a todos esses fatores acima citados, principalmente nas sociedades que possuem influencia ocidental.
Como a Anorexia se Desenvolve em uma Pessoa?
Devido a cultura existente pela busca do corpo perfeito, muitas pessoas desenvolvem uma grande preocupação com a forma corpórea e principalmente em perder peso, pois sempre está se achando acima do peso.
Essas preocupações acabam levando a pessoa a procurar dietas para evitar o consumo de alimentos que possuam grande quantidade de calorias e outras formas para conseguir perder o excesso de peso: rotina excessiva de exercícios físicos, a realização de jejum, vomitar o que come (bulimia) e etc.
Apesar de fazer tudo isso para emagrecer e se encontrar com um corpo bom, até mesmo magro (até de forma extrema), a pessoa acaba ficando refém da relação com a alimentação.
Muitas vezes a pessoa se torna ansiosa, triste e até mesmo depressiva, e raramente aceita a ajuda das pessoas ou mesmo tratamento médico, até se tornarem extremamente magras, em um nível de desnutrição.
Geralmente a anorexia se desenvolve no período da adolescência, ou quando a pessoa está entrando na fase adulta e a incidência em sua grande maioria é feminina, apesar de encontrarmos homens com anorexia.
Os Riscos Trazidos Pela Anorexia à Saúde das Pessoas
As pessoas que sofrem com a anorexia podem passar por grandes riscos em sua saúde, pois a pessoa anoréxica tende a passar por um processo de restrição alimentar bastante rigoroso, que devido a fome e a falta de nutrientes que o organismo enfrenta, a pessoa emagrece em demasia.
Graças a restrição alimentar, a pessoa fica tão magra que fica com um peso corpóreo muito baixo, que pode chegar ao nível de uma desnutrição e isso acaba levando ao organismo da pessoa anoréxica a enfrentar uma serie de problemas de saúde, que nos casos mais graves, podem levar ao anoréxico à morte.
O organismo das pessoas que desenvolvem Anorexia reage e passam a emitir alguns sinais físicos que acabam se revelando como problemas de saúde.
Entre os problemas de saúde e psicológicos que as pessoas que desenvolvem o transtorno da Aneroxia:
a) A alimentação e a preocupação com o ganho de peso se tornam coisas obsessivas;
b) A pessoa fica desnutrida e desidratada;
c) A pessoa fica depressiva, ansiosa e se irritando com facilidade;
d) A pessoa passa por um processo de isolamento (se desliga da família e dos amigos);
e) Problemas cardíacos (principalmente a redução da frequência cardíaca);
f) Problemas com a saúde mental;
g) Unhas e cabelos passam a ser quebradiços;
h) A pele fica ressecada;
i) A pessoa se torna intolerante ao frio;
j) Constipação e de forma ocasional diarreia;
k) A pessoa se torna anêmica e perde peso de maneira rápida, em um curto período;
l) A pessoa perde massa muscular;
m) As articulações ficam inchadas;
n) A mulher perde o desenvolvimento regular do ciclo menstrual (amenorreia);
- o) A pessoa pode chegar a morrer por desnutrição e falta de alimentos;
p) Em casos crônicos pode ocorrer a infertilidade;
q) Comprometimento do sistema imunológico, deixando o corpo passível a infecções com maior facilidade;
r) A pessoa desenvolve uma autoimagem negativa, se auto deprecia;
O Tratamento da Anorexia
O tratamento deste transtorno deve ser realizado simultaneamente por uma equipe médica, pois é necessário combater os problemas psicológicos e os problemas fisicos que surgem decorrentes da anorexia.
O objetivo do tratamento é que a pessoa recupere o peso corpóreo, se reeduque alimentarmente e se trate psicologicamente dos distúrbios emocionais.
Não existe uma medicação especifica e indicada, cada caso será tratado de forma individual de acordo com as necessidades das pessoas que se encontram anoréxicas.
O tratamento costuma ser longo e difícil, por isso é importante que a pessoa tenha um acompanhamento para evitar recaídas.