Conclusão dos Pesquisadores
Segundo os pesquisadores ingleses um em cada dez britânicos,sofre de solidão. O estudo científico foi feito através de um questionário com mais de 2 mil indivíduos adultos, provando que a alteração no tipo de vida daquela sociedade, contribuiu para o aumento desse sentimento. Nos últimos 50 anos, o número de pessoas que se divorciaram aumentou muito, contribuindo para esse aspecto da sociedade inglesa. Outros fatores do estudo,revelaram que as mulheres são mais solitárias que os homens, procurando ajuda profissional quando isso acontece. A pesquisa também ressalta, que a pressão no trabalho para que a pessoa produza e alcance o sucesso, acaba fazendo com que os indivíduos relegem as relações de afeto para o segundo plano. Outro fator interessante apontado pelos estudos, foi que as redes sociais, ao contrário do que muitos pensam, também prejudicam os relacionamentos pessoais, pois elas passam mais tempo se comunicando via online, em vez de se encontrarem pessoalmente.
Consequências da Solidão
Segundo estudos, a pessoa solitária por muito tempo, pode apresentar problemas de saúde mental e físico, como por exemplo, depressão, estresse, problemas cardíacos e do sistema imunológico, além do aumento do uso de bebidas álcoolicas e drogas. De acordo, como os pesquisadores, os mais afetados pela solidão, são as pessoas idosas, indivíduos sem emprego, deficientes ou pessoas na meia-idade(Quando os filhos saem de casa). Alguns psicólogos especialistas no assunto, explicam que ela é um sentimento que não está relacionada somente quando a pessoa está fisicamente só, mais que isso, é uma sensação de distância do outro, que pode ocorrer mesmo que o indivíduo esteja com várias outras pessoas ao seu redor.
Perto dos Familiares
Ainda segundo os pesquisadores britânicos, uma em cada três pessoas gostaria de viver mais perto de seus familiares, e em cidades menores em vez das grande metrópoles, devido a superpopulação nesses lugares, que fazem com que os indivíduos desenvolvam uma proteção emocional, com o objetivo de preservar sua identidade própria. Os estudiosos revelam que apesar dessa atitude de preservação ser necessária, ela pode acabar se tornando uma espécie de armadura, impedindo à aproximação de outras pessoas, aumentando seu isolamento,e consequentemente sua solidão.
Solidão que Faz Produzir
Apesar da solidão ser um dos principais fatores que podem desencadear a depressão,que é uma doença crônica, e se não for tratada pode levar ao suicídio, em alguns casos ela é utilizada por alguns artistas como tema principal de suas obras, transformando-se assim em algo frutífero. Os pintores principalmente, costumam retratar em suas telas, esse sentimento com muita frequência, pois acreditam que ela é uma condição inerente a todas as pessoas.
Alguns psicólogos, afirmam que a solidão nem sempre é um sentimento acompanhado de angústia e tristeza. No entanto, orientam aos indivíduos a procurarem o convívio social, caso eles se sintam solitários, e caso isso não resolva, e se isolarem cada vez mais, devem procurar um tratamento especializado para que esse sentimento não se desenvolva em uma doença.
Salete Dias