Funcionamento dos Rins
Os especialistas advertem que os órgãos como rins, ossos e coração tem suas funções relacionadas no corpo humano. Por isso, quando o indivíduo cuida de seus rins ele como consequência estará evitando possíveis problemas como infarto no coração e osteoporose nos ossos.
Relação entre Os Órgãos
Para a pessoa conseguir evitar a osteoporose, não basta somente ingerir a dose adequada de cálcio.
Segundo os profissionais especializados, além de uma dieta balanceada é necessário estar sempre atento ao funcionamento renal,pois esse órgão está relacionado ao coração e ao metabolismo dos ossos, e se eles perderem um percentual importante de suas funções, a perda de massa óssea será acentuada principalmente com o avanço da faixa etária da pessoa.
Importância dos Rins
Os rins são muito importantes para o organismo humano pois eles tem a capacidade de ativar a vitamina D ,que faz com que a pessoa não perca cálcio. O coração está intimamente ligado ao equilíbrio entre os ossos e os rins no corpo da pessoa. Quando ocorre a contração do músculo cardíaco ou de qualquer outro músculo é necessário que haja cálcio no sangue. Se houver insuficiência renal e essa substância ficar ausente, o metabolismo corporal faz com que haja uma aceleração na queima do estoque armazenado no esqueleto para que o coração continue com seus batimentos normais. Todo esse processo se realiza sem que o corpo dê algum tipo de sinal para a pessoa.
As enfermidades conhecidas como osteopenia e osteoporose em seus estágios iniciais e que afetam principalmente as mulheres são assintomáticas. Os sintomas iniciais aparecem quando a doença já está numa fase bem avançada, onde pode haver graves consequências como as fraturas, por exemplo.
Em virtude desse fato, as quedas que as pessoas idosas possam sofrer ficam ainda mais perigosas para elas. Outras doenças como insuficiência renal crônica que também não apresenta sintomas evidentes na fase inicial, pode levar o paciente a fazer tratamento de diálise ou transplante renal.
Envelhecimento e Preocupação com Doenças
Com o passar dos anos e o aumento da idade as pessoas passam a se preocupar mais com as doenças que possam atingi-las, principalmente com o coração, rins e ossos. Segundo os especialistas, a perda de massa óssea e diminuição das funções dos rins é inevitável com o aumento da idade do indivíduo.
Para as mulheres, devido a menopausa essa perda de massa ainda é mais acentuada, pois há redução nessa fase de vida, da produção do hormônio estrógeno, que tem uma importância grande no esqueleto ósseo dela, e quando há queda em sua reprodução pode haver uma rápida aceleração na perda óssea.
Além disso a falta de cálcio pode se agravar quando há insuficiência na função renal da pessoa. De acordo com um levantamento realizado, as mulheres já formam cerca de quarenta e três por cento dos pacientes renais em virtude dessa perda óssea que é mais frequente nelas.