A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes que resulta de dano aos vasos sanguíneos do tecido sensível à luz na parte de trás do olho (retina). Na primeira, a retinopatia diabética pode não causar sintomas ou apenas problemas de visão leve. Eventualmente, no entanto, a retinopatia diabética pode resultar em cegueira.
A retinopatia diabética pode se desenvolver em qualquer pessoa que tem diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2. Quanto mais tempo você tem diabetes, o mais provável é que você irá desenvolver retinopatia diabética.
Para proteger sua visão, é importante tomar a sério a prevenção. Comece controlando cuidadosamente o seu nível de açúcar no sangue e agende os exames do fundo de olho anualmente.
Sintomas
Conforme a doença progride, os sintomas da retinopatia diabética podem incluir:
* Manchas escuras ou cordas flutuantes em sua visão
* Visão turva
* Visão flutuante
* Má visão noturna
* Visão de cores prejudicada
A retinopatia diabética geralmente afeta ambos os olhos.
Causas
Muito açúcar no sangue pode danificar os vasos sanguíneos minúsculos (capilares) que alimentam a retina. Isso pode resultar em retinopatia diabética e perda da visão. Níveis elevados de açúcar no sangue pode também afetar as lentes dos olhos. Com altos níveis de açúcar durante longos períodos de tempo, as lentes podem inchar, proporcionando uma outra causa da visão turva.
* Retinopatia Diabética Proliferativa é o tipo mais comum de retinopatia diabética. Pode ser descrito como leve, moderada ou grave. Quando você tem RD, as paredes dos vasos sanguíneos na retina enfraquecem. Afinam as protuberâncias salientes das paredes do vaso, às vezes causando vazamento de líquidos e sangue na retina. Estas saliências são chamadas de micro aneurismas. Conforme a doença progride, os vasos mais pequenos podem fechar as veias maiores da retina pode começar a dilatar-se e tornam-se irregulares de diâmetro. As fibras nervosas da retina pode começar a inchar. Às vezes, a parte central da retina (mácula) começa a inchar, também. Isto é conhecido como edema macular.
* A retinopatia diabética proliferativa (PDR) é o tipo mais grave da retinopatia diabética. Quando você tem PDR, os vasos sanguíneos anormais crescem na retina. Às vezes, os novos vasos sanguíneos crescem ou penetrar na substância clara e gelatinosa que preenche o centro de seu olho (corpo vítreo). Eventualmente, o tecido cicatricial estimulado pelo crescimento de novos vasos sangüíneos da retina pode causar a destacar da parte de trás do olho. Se os vasos sanguíneos novos interferir com o fluxo normal de fluido para fora do olho, a pressão pode acumular-se no globo ocular, causando glaucoma. Isso pode danificar o nervo que transporta imagens do olho para o cérebro (nervo óptico).