Estar com o corpo acima do peso ou obeso não é apenas um problema estético. Estas condições aumentam os riscos de saúde. Sobrepeso e obesidade são problemáticas de saúde entre adultos e crianças.
Doença Coronária
Tal como o seu índice de massa corporal aumenta, o mesmo acontece com o risco de doença cardíaca coronária, condição na qual uma substância cerosa se acumula no interior das artérias que possuem o objetivo de fornecer sangue rico em oxigênio para o coração.
A obesidade também pode levar à insuficiência cardíaca. Esta é uma condição grave em que o seu coração não consegue bombear o suficiente para atender às necessidades do corpo.
Pressão Alta
A pressão arterial é força do sangue contra as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue. Se ela aumenta e permanece elevada ao longo do tempo pode danificar o corpo de inúmeras maneiras. Cientistas apontam que as chances de ter pressão alta são maiores para quem estiver com sobrepeso ou obesos.
Coágulo de Sangue
Estar acima do peso ou obeso pode levar a um acúmulo de placas nas artérias. Eventualmente, uma área delas pode romper, causando um coágulo de sangue. Se ele estiver perto do cérebro, pode bloquear o fluxo de sangue e causar Acidente Vascular Cerebral.
Diabetes Tipo Dois
A diabetes é uma doença em que a glucose do sangue do corpo, ou açúcar, tem nível demasiado elevado. Normalmente, o corpo divide os alimentos em glicose e, em seguida, carrega para as células do corpo. Elas usam insulina para transformar na energia.
Na diabetes tipo Dois as células do corpo não utilizam a insulina de modo adequado. Na primeira, o corpo reage, aumentando a insulina. Ao longo do tempo, no entanto, não pode produzir o suficiente para controlar o nível de açúcar no sangue.
A diabetes é a principal causa de morte precoce relacionada com doença coronariana, acidente vascular cerebral, doença renal e cegueira. A maioria das pessoas têm diabetes tipo Dois estão acima do peso.
Teor de Gordura Anormal no Sangue
Quem está com sobrepeso ou obesidade tem risco aumentado de ter níveis anormais de gordura no sangue. Estes incluem triglicérides, LDL (“mau” colesterol) e baixos níveis de HDL (“bom” colesterol).
Níveis anormais das gorduras no sangue são fatores de risco para doença coronariana.
Síndrome Metabólica e Riscos da Obesidade
A síndrome metabólica é o nome de um grupo de fatores que aumentam os riscos de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, tais como diabetes e derrame. Você pode desenvolver qualquer um desses fatores de risco, por si só, mas eles tendem a ocorrer juntos. Um diagnóstico de síndrome metabólica deve ser feito se tiver pelo menos três dos seguintes fatores de risco:
A: Cintura Grande – Chamado de obesidade abdominal. Ter gordura na área da cintura representa maior fator de risco à doença coronariana do que o excesso de gordura em outras partes do corpo, como os quadris, por exemplo;
B: Maior incidência no nível de triglicérides normais;
C: Menor que o nível de colesterol normal HDL;
D: Pressão arterial normal elevada;
E: Diabetes;
F: Câncer;
G: Estar acima do peso ou obesidade aumenta o risco de cólon, mama, endométrio, e câncer de vesícula;
H: Osteoartrite – Problema comum da articulação dos joelhos, quadris e região lombar. A condição ocorre quando o tecido que protege as articulações se desgasta. O peso-extra é responsável por provocar maior pressão e desgaste nas articulações, causando dor;
I: Apneia do sono – A apneia do sono é um distúrbio comum em que se tem uma ou mais pausas na respiração enquanto se dorme: Uma pessoa que tem apneia do sono pode ter mais gordura armazenada ao redor do pescoço. Isso pode estreitar as vias aéreas, tornando a respiração difícil;
J: Problemas reprodutivos – A obesidade pode causar problemas menstruais e infertilidade nas mulheres.
L: Cálculos Biliares – Pedra com material que se forma na vesícula biliar. Eles são feitos na maior parte do colesterol. Os cálculos biliares podem causar dor de estômago.
M: As pessoas que estão com sobrepeso ou obesas têm risco aumentado de ter cálculos biliares. Além disso, o excesso pode resultar em vesícula biliar alargada que não funciona bem.
Sobrepeso e obesidade também estão relacionados com problemas de saúde em crianças e adolescentes. Também aumentam os riscos na vida dos adolescentes. Diabetes tipo Dois é raro em crianças americanas, mas um número crescente está desenvolvendo a doença.
Além disso, as crianças com excesso de peso são mais propensas a tornar-se com obesas quando adultos, com os riscos de desenvolver doenças. O público infantil também têm se tornado mais pesado. Nos últimos trinta anos, a obesidade triplicou entre o público infantil em idade escolar e os adolescentes.
De acordo com NHANES 2009-2010, cerca de um em cada sei crianças americanas com idades entre dois e dezenove anos é obesa. A pesquisa também sugere sobrepeso e a obesidade com efeito maior sobre os grupos minoritários, incluindo hispânicos.
Sobrepeso e obesidade afetam os americanos de todas as idades, sexos, raça e etnia. Este grave problema de saúde tem vindo a crescer ao longo dos últimos trinta anos.
A Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição Exame dos Estados Unidos (NHANES) 2009-2010, quase setenta por cento dos americanos.
Luta Contra Obesidade
Sucesso de perda de peso e tratamentos incluem mudanças de estilo de vida e definição de objetivos, como comer menos calorias e ser fisicamente ativo. Medicamentos e perda de peso cirurgia também são opções para algumas pessoas, se mudanças de estilo de vida não se apresenta como método preciso.
Estabeleça metas realistas: Cenário realista de perda de peso é primeiro passo importante. Para adultos se faz necessário perder entre cinco a dez por cento do peso atual com mais de seis meses. Isto irá diminuir o risco de doença cardíaca coronária (CHD).
A melhor maneira de perder peso é lenta. Uma perda de peso de um a dois quilos por semana é ideal.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier