Pesquisa Feita
De acordo com uma pesquisa realizada, em cada dez pessoas contamindas pelo vírus HIV, somente uma, revela ao companheiro que está com AIDS. De acordo com estudiosos, isso ocorre, pois as pessoas infectadas, mesmo tendo parceiro fixo, não sabem como contar-lhes por medo de perdê-los, e por isso acabam ficando em silêncio.
Convivendo com a AIDS
Revelada para o mundo na década de oitenta, a Aids conseguiu abalar todo o mundo, pois na época ninguém sabia direito como se dava a transmissão ou o modo de tratamento.

Propagação
Com a propagação do uso da camisinha como forma de evitar a doença, esse fator serviu como um padrão de confiança entre os parceiros, fazendo com que muitos portadores de Aids, mantessem segredo sobre seu real estado de saúde, até mesmo para os companheiros fixos e os relacionamentos estáveis.
Estudo Realizado
Um estudo feito em um Hospital do estado de São Paulo, identificou o problema de portadores de Aids, que não revelavam seu estado de saúde para parceiros, através do atendimento na Instituição de cerca de três mil e duzentos pacientes, onde desse total, foram sorteados para participarem da pesquisa sobre o modo de vida do portador, duzentos e noventa e dois doentes, sendo que sessenta e seis por cento que afirmaram ter relacionamentos duradouros com parceiros não portadores de Aids. Porém um em cada dez, revelou que não contou ao companheiro que é soropositivo. Opinião de Especialistas

Vida
Profissionais especializados, relatam que o medo de ser abandonado pelo namorado/a, marido ou esposa e companheiro/a, é que faz com que o doente se mantenha em silêncio.
De acordo com infectologistas, o perigo está no fato das relações sexuais serem mantidas sem proteção, mesmo depois de revelado que o parceiro é soropositivo, e essa postura inadequada, é mantida tanto por doentes de clínicas privadas quanto deos atendidos em hospitais da rede pública.
Mulheres Grávidas com Aids
Nas mulheres grávidas portadoras do vírus HIV e que são atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS), outro fator foi identificado como responsável pelo silêncio das portadoras em relação aos companheiros, que é a dependência financeira.
De acordo com os profissionais,as mulheres grávidas soropositivas não revelam aos companherios, que estão infectadas pelo vírus, cuja principal forma de transmissão é o sexo sem uso uso de preservativo, que foi justamente o modo como conseguiram engravidar.
Para os especialistas, os motivos que levam essas mulheres a não revelarem aos maridos que estão contaminadas com o vírus da Aids, é o mesmo que as fizeram se contaminar ou seja, o sexo sem proteção. Segundo pesquisadores, em casais sorodiscordantes, quando somente um apresenta a doença, as mulheres ainda tem muita dificuldade, em fazer com que o parceiro use o preservativo, na hora da relação sexual.
Salete Dias