Sequelas do Câncer do Colo do Útero

Para a surpresa de muitas pessoas, o câncer não é uma doença, o câncer é um conjunto de mais do que 100 doenças, o que essas doenças têm em comum é um crescimento de forma desordenado de células que invadem órgãos e tecidos do corpo humano. Essas células são tão perigosas porque elas têm uma enorme capacidade de se multiplicar indefinidamente, podendo dessa maneira causar a formação de tumores que podem se espalhar por todo o corpo.

Além disso, existem maneiras de diferenciar os tipos de câncer, que são vários, entre essas maneiras está a forma e velocidade como as células se multiplicam, além disso é possível também as diferenciar pela capacidade de invadir tecidos vizinhos ou distantes, essa ação é conhecida pelo termo técnico metástase. O câncer ocorre não só quando as células se multiplicam indefinidamente, mas também quando elas não morrem.

O câncer pode ser desenvolvido em qualquer tecido ou órgão do corpo humano, como, podemos citar por exemplo, podem atacar o pulmão, a pele, a mama, o cólon, os tecidos neurais ou até mesmo os ossos. Os diversos tipos de câncer agem de forma diferente no corpo conforme a parte atingida muda, pois os tipos de célula do corpo mudam. Dessa forma, podemos dar como exemplo, os diversos tipos de câncer de pele que existem e variam entre si porque a pele é formada de mais de um tipo só de célula.

O câncer é uma doença que muitas vezes é fatal, principalmente se for encontrada muito tardiamente. Essa é uma doença tão grave que somente no nosso país, o Brasil, são previstos quinhentos e setenta e seis mil casos novos de câncer, isso por ano. Outro dado importante é o do tipo de câncer mais incidente no Brasil, esse é o câncer de pele, o do tipo não melanoma (que possui cento e oitenta e dois mil casos), logo em seguida, esta o câncer de próstata (que apresenta sessenta e oito vírgula oito mil), o terceiro caso mais frequente é o câncer de mama (que apresenta cinquenta e sete vírgula um mil casos), o quarto caso é o câncer de intestino (que apresenta trinta e três mil casos) e por último o câncer de pulmão (com vinte e sete mil casos).

Agora, vamos entender como o câncer é causado, ele é causado por diversas alterações ou mutações no interior da célula. Isso acontece porque o DNA, que fica dentro da célula que contém um conjunto de informações e instruções que dizem para a célula como ela deve crescer e se dividir, dessa forma, erros nas instruções informadas pelo DNA são capazes de permitir que uma célula se torne cancerosa. Sendo assim, a mutação de um gene pode instruir uma célula saudável para: permitir o crescimento rápido, impedir que o crescimento celular pare e também que cometa erros ao reparar erros do DNA.

Podemos tratar também dos fatores de risco do câncer, são eles: Hábitos, estilo de vida, histórico familiar, condições de saúde e fatores ambientais.

Câncer De Mama: 

O câncer de mama é um tipo de câncer em que há um tumor maligno que é desenvolvido na mama, sendo consequência de alterações genéticas em um conjunto de células da mama, essas, passam a se dividir incontrolavelmente. Esse tipo de câncer ataca mulheres por todo o mundo, sendo responsável por acometer um milhão e trezentos e oitenta mil mulheres e quatrocentos e cinquenta e oito mil mortes por ano, esses dados foram retirados de informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, conhecida pela sigla OMS.

Câncer De Colo De Útero:

Esse é um tipo de Câncer que se manifesta através de uma lesão invasiva intrauterina que causada principalmente pelo HPV, ou seja, papilomavírus humano. Este tipo de câncer pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina ou do pênis, do ânus, da laringe e também do esôfago, pode ser assintomático ou causar até mesmo lesões que podem ser detectadas por exames complementares.

Sequelas

Câncer De Colo De Útero

Câncer De Colo De Útero

Após a mulher ser acometida pelo câncer de mama, ela desenvolve diversas sequelas, tanto física e emocionais quanto também cognitivas, entre os diversos efeitos do câncer podemos citar: Problemas cardíacos,  problemas pulmonares, problemas no sistema endócrino,  problemas ósseos, nas articulações e também nos tecidos moles,  problemas com nervos, na medula óssea, bem como no cérebro, dificuldade de aprendizagem,  de memorização e também de concentração, problemas de visão e nos dentes, problemas emocionais, cânceres secundários, fadiga, entre diversos outros problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *