Sindrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren  é uma doença sistêmica ou seja ataca o todo,inflamatória crônica. É uma desordem autoimune onde as células imunes atacam e destroem as glândulas exócrinas que são glândulas que são responsáveis pela produção de lágrima e saliva. Essas glândulas são os principais órgãos afetados, originando disfunções que podem causar xeroftalmia que são olhos secos e xerostomia que são boca seca.Outras glândulas também podem ser afetadas por esta síndrome como o pâncreas, as glândulas sudoríparas responsáveis pelo suor,mucosas do trato respiratório, trato gastrintestinal e também o urogenital.

Lugares onde Atigem a Doença

Lugares onde Atigem a Doença

Esta síndrome pode estar associada a outras doenças  reumáticas ,podendo ser uma doença primaria a estas outras, como artrite, lúpus eritematoso entre outras .Pessoas que possuem esta doença tem  uma grande tendência a se obterem  linfoma maligno , quando comparada a população sadia.

Embora  esta doença pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias , são mais comuns em pessoas na faixa dos quarenta anos, sendo mais comuns em mulheres do que em homens.

Sinais e Sintomas

Sindrome significa um conjunto de sinais e sintomas, e um dos mais comuns apresentados na síndrome de Sjogren são: manifestações oculares com diminuição da produção de secreção lacrimal, são mais freqüentes que as manifestações orais,podem ocasionar  irritação ocular,sensação de corpo estranho, queimação ocular, fotofobia e visão turva.A diminuição de secreção lacrimal pode levar á hiperemia ocular, defeitos epiteliais, e úlceras de córnea e perfuração ocular em casos mais graves. Já em manifestações orais ocorre a boca seca, caries freqüentes, necessidade de umedecer a boca e os lábios,aumento de sede durante a noite comprometendo o sono,dificuldade no ato de engolir alimentos sólidos, dor ao deglutir(engolir),aftas e ulceras nos lábios, candidíase bucal,infecções bucais freqüentes e também ocorre o aumento da parótida.

Manifestações secundarias podem ocorrer dores nas articulações e fadiga, secura da mucosa nasal, falta de ar, e infecções respiratórias freqüentes, secura e prurido vaginal e dor ao urinar, além de causar também depressões, ansiedade, distúrbios de personalidade, foram encontrados mais freqüentes em pacientes com síndrome de Sjogren do que em pacientes que não possuem a doença.

Tratamento da Síndrome de Sjogren

 

A síndrome não tem cura  e enquanto não é feito o diagnostico os sintomas da doença podem ocasionar complicações no portador se não forem tratados, podendo agravar ainda mais o caso. Apesar de não ser uma doença que cause risco de vida, ela acaba alterando o dia a dia da pessoa. E para uma melhora da qualidade de vida, estas pessoas podem fazer o uso de lagrimas artificiais para umedecer os olhos e substitutos de saliva para amenizar o ressecamento, para a diminuição das inflamações locais  são administrados corticosteróides tópicos , entre outros. Alem destes também faz se o uso de antiinflamatórios não -esteróides para tratar os sintomas musculoesqueléticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Fui diagnostica com Sindrome de sjogren a pouco tempo, mas já vinha sentino os sintomas à quase um ano e só fui piorando chegando até a perder o sabor dos alimentos e por tal motivo não consigo comer já perdi mais de 20 kilos. Gostaria que vcs me ajudasse me dizendo se conseguirei pelo menos a sentir novamente o sabor dos alimentos e qual o tratamento mais viável. Agradeço muito se for atendida pois tenho sofrido demais, pois tenho fome e não consigo comer e já estou deprimida.

    Rita Reis 4 de Abril de 2012 23:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *