Sintomas da Sífilis

A sífilis é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Os sintomas variam muito dependendo do estágio da doença, ou seja, pode ser dividida entre três fases, as quais chamamos de sífilis primária, sífilis secundária e sífilis terciária.Os primeiros sintomas surgem em média de 2 a 3 semanas após o contágio.

Primeiro surge uma lesão no órgão genital (uma pequena elevação da pele), que se transformará em uma úlcera indolor, sendo que nas mulheres essa lesão é mais difícil de identificar devido ao tamanho (geralmente por volta de 1 cm) e costuma ficar escondida dentro da vagina ou nos pelos pubianos.

O segundo sintoma em alguns casos é o aumento dos linfonodos (ínguas). Já a ulcera da sífilis recebe o nome de cancro duro e geralmente desaparece após 3 ou 6 semanas, dando a impressão de cura, mas o fato é que a doença continua presente no organismo e muitas vezes seus sintomas passam despercebidos.Após alguns meses, a sífilis ressurge já no seu segundo nível, com erupções na pele, sobretudo nas palmas da mãos e solas dos pés, mal-estar, febre, perda de apetite e lesões oculares.

Há casos em que a sífilis secundária apresenta poucos sintomas, fazendo com que o paciente não procure orientação médica, e assim como na sífilis primária, os sintomas desaparecem sozinhos.A sífilis terciária é o tipo mais grave e pode ressurgir com grandes lesões ulceradas e que acometem vários órgãos internos, sendo: sífilis cardiovascular, que pode causar aneurisma, e a neurosífilis, que ataca o sistema nervoso, levando o paciente  a ter demência, AVC, meningite e problemas motores por lesão da medula.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *