Muitas pessoas pensam que o câncer de mama é uma doença que ocorre apenas em mulheres, mas estão enganadas, a doença pode aparecer em homens também, mas a ocorrência é muito menor.O que devemos saber:É uma doença que é tratável, mas o diagnóstico tem que ser precoce para dar melhores condições de tratamento ao paciente. Tem início com um nódulo na mama, que se não diagnosticado pode ir crescendo e se espalhar pelos músculos, atingindo também órgãos como fígado, coração, cérebro, pulmão, entre outros.Segundo pesquisas, a cada oito mulheres uma irá desenvolver o câncer de mama, e nos Estados Unidos é a terceira maior causa de morte entre as mulheres. Mesmo assim, deve-se lembrar que é uma doença que possui cura. O importante é que o auto exame seja feito com frequência e os exames de rotina no mastologista também devem ser feitos.Causa:Na verdade, não se tem uma causa específica para o câncer de mama. Porém, existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do de mama.
- Em primeiro lugar, o principal fator de risco é ser mulher, já que o câncer de mama em homens é raro
- Parentes próximas que tenham a doença
- Mulheres que não tem filhos
- Ter o primeiro filho após a terceira década de vida
- Fumantes
- Uso abusivo de álcool
- Ferimentos nos seios
- Obesidade
Estudos vêm sendo feitos sobre o aumento do risco do câncer de mama em decorrência do uso prolongado de pílulas. Também existem estudos para verificar a influência do uso de estrogênio após a menopausa com o câncer de mama.Sintomas:
- O principal sintoma é a ocorrência de um ou mais nódulos nos seios, os mesmos são indolores e podem ou não se desenvolver rapidamente.
- Mudança da cor ou elevação da pele na área dos seios.
- Nódulos também podem ocorrer nas axilas.
Diagnóstico:A principal forma de diagnostico do câncer de mama é tida a partir do auto exame, por isso existem tantas campanhas com artistas falando de sua importância. O mesmo deve ser feito mensalmente, após os trinta anos. Um exame feito por médico deve ser feito anualmente e para mulheres com mais de trinta e cinco anos deve-se fazer uma mamografia antes dos quarenta anos. Após completar cinquenta anos, a mulher deve fazer mamografias anualmente.Mas se encontrar um nódulo ao fazer o autoexame, não entre em desespero, pois na maior parte dos casos o nódulo não é cancerígeno. Assim procure um médico para ter o diagnóstico.Tratamento:Sendo o nódulo cancerígeno, a paciente juntamente com um cirurgião e um oncologista irão decidir como tratar, o que pode variar com o tamanho do câncer.
- Lobectomia: remoção apenas do tecido cancerígeno;
- Mastectomia: Remoção do seio.
- Radiação e quimioterapia também podem ser usados no tratamento.