Altas Temperaturas
Na estação do verão devido ao clima seco e as elevadas temperaturas, o número de pessoas afetadas por doenças como pneumonias e gripes aumenta e por isso os indivíduos devem prevenir essas enfermidades hidratando-se regularmente e procurando ficar sempre em ambientes úmidos, pois essas duas condições previnem o aparecimento dessas patologias respiratórias nessa época de calor intenso.
Pesquisa Brasileira
Segundo uma recente pesquisa brasileira conduzida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o acúmulo de gases e partículas nocivas ao organismo humano que são lançados diariamente na atmosfera, geralmente nas épocas de altas temperaturas do ano, pode desencadear problemas respiratórios que já sejam preexistentes.
Desse modo o calor, o clima seco somados à poluição ambiental são os fatores desencadeantes do aumento do índice de pneumonias e outras infecções do trato respiratório.
Objetivo do Estudo Científico
Segundo os pesquisadores, esse estudo científico teve como principal objetivo fazer uma avaliação criteriosa entre o número de consultas médicas por dia que eram realizadas nos serviços de emergência da cidade de São Paulo, e a concentração dos elementos poluentes do meio ambiente que são emitidos diariamente pelas frotas de veículos.
No período de três anos foram analisados mais de conto e setenta e sete mil casos de pessoas atendidas no serviço de emergência, sendo que desse total mais de cento e trinta e sete mil eram consultadas em virtude de complicações por doenças respiratórias,que dentre as mais comuns eram faringite, amigdalite, sinusite, pneumonia, gripes e asma.
De posse dos dados levantados, os pesquisadores concluíram então que a baixa unidade do ar associada ao tempo seco fazem com que os elementos poluentes permaneçam por um período mais longo suspensos no meio ambiente, se constituíndo no fator principal para provocar os transtornos no trato respiratório que acomete a população brasileira em geral.
Cuidados Diários para Prevenir as Doenças Respiratórias
De posse dos dados dessa pesquisa, os especialistas fazem algumas recomendações que podem ajudar a prevenir as complicações respiratórias. Entre elas:
-Ingerir bastante líquido, mantendo-se hidratado principalmente em dias de muito calor
-Evitar locais fechados, dando preferência aos ambientes ventilados, bem arejados e limpos pois desse modo é possível reduzir o risco de contrair as doenças respiratórias.
-Os cuidados com as crianças e pessoas idosas devem ser redobrados, pois a mucosa deles ficam mais ressecadas muito mais rapidamente do que em pessoas adultas.
Já que no indivíduo idoso o metabolismo cai pelo avanço da idade, e nas crianças há o gasto de energia frequente o que favorece a perda de umidade. Por isso devem beber água com muito mais regularidade.
– Os especialistas recomendam em lugares fechados, a utilização de umidificadores caseiros, como bacias ou toalhas úmidas, pois essas medidas ajudam a reduzir o ar seco do ambiente.
Salete Dias
Gostei muito das informações, mas estou procurando se há pesquisas sobre tratamento para
a faringite cronica.