Tabagismo

O tabagismo é considerado pela principal organização voltada para a saúde, a OMS (organização mundial da saúde) como a causa de morte que pode ser evitada, e também apresenta uma responsabilidade de desenvolvimento de diversas doenças no organismo do indivíduo, totalizando assim mais de cinquenta tipos, sendo a principal delas, o câncer. Segundo essa mesma organização, existem mais de dez mil pessoas por dia que morrem devido a problemas relacionado ao tabagismo, o que totaliza em um ano quase cinco milhões de pessoas. Os cigarros apresentam diversos tipos de substâncias que podem ser consideradas prejudiciais à saúde dos indivíduos, cerca de cinco mil, e dessas, mais de setenta são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cancerígenas no corpo do indivíduo.

Os órgãos responsáveis por pesquisas relacionados ao desenvolvimento e aumento na incidência do câncer apontam que nos últimos anos foi possível observar um aumento de casos diagnosticados da doença, cerca demais de dois milhões de casos, sendo esse considerado um número muito alto. Desses números de diagnósticos do câncer, mais de oitenta por cento são relacionados ao uso do cigarro pelo individuo, sendo assim considerado a principal causa do desenvolvimento do câncer.

O tabaco, substância causadora de diversas doenças no organismo humano é utilizado da principal maneira por meio do uso do cigarro, e a partir disso, acaba sendo contabilizado com a causa de mais da metade dos mesmos. Existem diversos tipos de cigarros presentes hoje no mercado, que vão muito além do tradicional cigarro branco ou o próprio cigarro de palha, sendo alguns deles os charutos e cachimbos que apresentam grandes riscos de causar ao indivíduo que faz uso do mesmo câncer de boca, laringe e faringe. Além disso, hoje em dia é muito comum encontrar também variações do cigarro como a narguilé, muito popular entre os jovens, o rapé e por fim uma das últimas atualizações do mercado, os chamados cigarros eletrônicos.

Cigarros no Cinzeiro

Cigarros no Cinzeiro

O tabagismo não é um tipo de mal que atinge de forma exclusiva quem faz uso dos cigarros, já que a partir da fumaça produzida no ato de se fumar, pessoas que se encontram em volta do indivíduo acabam realizando o que chama-se de fumo passivo, fazendo que o risco de desenvolvimento de canceres e outras doenças seja elevado na vida do indivíduo, mesmo que ele não fume de forma direta, ficando apenas exposto a fumaça produzida por outra pessoa.

Esse tipo de situação ocorre em diversos ambientes, e até mesmo dentro da casa, atingido assim os filhos das pessoas fumantes, que realizam o trago dos cigarros dentro de casa e acabam soltando a fumaça que será inalada pelas criancas. Com isso, as chances de que a criança desenvolva diversos tipos de problemas respiratórios ao longo de sua infância é muito grande, sendo assim considerado o tabagismo de pais e responsáveis pela mesma uma das grandes causas de desenvolvimento de alergias, renites, bronquites e outros tipos de infecções inflamatórias, além de fazer com que sejam consideradas maiores as chances de que a criança faleça de morte súbita, ou quando a mesma chegar a sua vida adulta, possa se tornar um fumante, em decorrência de exemplos exercidos em sua própria casa durante sua infância.

Mulheres Gestante E O Tabagismo

Mulheres Gestante E O Tabagismo

Mulheres Gestante E O Tabagismo

No caso de mulheres gestantes que acabam sendo expostas a situação de se tornar uma fumante de forma passiva durante o período em que está carregando suas filhos ainda em seu ventre, é possível observar uma chance muito maior de que sejam encontrados problemas na saúde do mesmo após o nascimento em decorrência ao tabagismo de uma pessoa alheia. Além das mulheres gestantes e crianças, os idosos também são um outro grupo que se encontram muito vulneráveis aos malefícios que o tabagismo pode causar a sua doença, já que diversos deles poderão apresentar dificuldade de respirar ou problemas em sua saúde devido ao uso do tabaco, de forma direta ou indireta.

Segundo diversos dados coletado no Brasil, o uso do tabaco é responsável por diversos tipos de problemas considerados visíveis dentro da sociedade, como é o caso de grande causa de mortes dos indivíduos que fazem uso dessa substancia, sendo totalizado mais de duzentas mil mortes no período de um ano no país, o que é contabilizado como mais de vinte mortes por hora em decorrência desse problema.

Com isso, é possível perceber que mais de 25% de mortes em decorrência de uma doença coronariana, como o próprio infarto do miocárdio é um caso recorrente no Brasil. Uma das doenças crônicas pulmonares e obstrutivas como é o caso de bronquites é considerada responsável por mais de noventa por cento das mortes dos indivíduos que fazem uso do cigarro.

A maioria dos fumantes no mundo tem a consciência de que o uso do cigarro é muito prejudicial a sua saúde, mas o processo de deixar de fumar é para os mesmos considerado muito difícil, e diversas vezes realizado em pequenos passos, já que é possível perceber que muitas pessoas acabam ficando um tempo sem realizar o uso do cigarro, mas acabam voltando para o mesmo. Porém, a partir da eliminação do tabaco na vida dos mesmos é possível perceber diversos tipos benefícios a saúde do indivíduo, que deverão ser levados em causa para que os mesmos não sejam considerados mais pessoas fumantes, além de ser também um benefício para as pessoas que convivem diariamente com os mesmos.

Como já entendemos, o passo para que o indivíduo consiga abandonar de forma completa o uso do cigarro pode ser muito grande, e segundo diversas pesquisas, os mesmos acabam muitas vezes passando por de três a quatro tentativas de não ser mais uma pessoa fumante antes que realmente consigam de forma definitiva. Uma das causas para que as pessoas acabem apresentando recaídas durante o processo do abandono do cigarro, seja ele de qual tipos for, é relacionado as substâncias presentes no mesmo que causam ao indivíduo uma dependência ao cigarro muito grande, considerada essa uma dependia química.

Pessoa Fumando

Pessoa Fumando

A principal substância responsável por essa dependência química é a nicotina, presente no cigarro e suas variações, e acaba fazendo com que a dependência química ao mesmo seja desenvolvida ao longo do tempo, dificultando o processo de libertação do cigarro pelo indivíduo.

Para que o processo de fim do tabagismo seja possível, é preciso que o individuo tenha vontade de parar, entenda quais serão os benefícios a sua saúde, e com isso consiga realizar um planejamento do processo, contanto sempre com o apoio de sua família e amigos, para que além assim o mesmo não conviva em um ambiente onde seja desmotivado a abandonar o cigarro, seja por meio de palavras ou até mesmo pelo uso do cigarro de pessoas alheias, que despertaram no mesmo um desejo de fazer uso do cigarro novamente.

Benefícios De Realizar O Processo De Abandono Do Tabagismo

Abandono Do Tabagismo

Abandono Do Tabagismo

Existem alguns benefícios a saúde que podem ser percebidos em períodos de tempo menores no organismo do indivíduo, e podem ser considerado o passo inicial para que as pessoas fumantes tenham consciência dos benefícios do processo de abandono do tabagismo de forma completa, e não apenas por pequenos períodos.

Já nos primeiros vinte minutos após a utilização do cigarro, é possível perceber que a pressão sanguínea no organismo do individuo apresenta taxas consideradas mais seguras ao seu bem-estar, além de também a pulsação do mesmo.

Após isso, cerca de duas a três horas depois, será possível  perceber que não existirá mais a presença da principal substância causadora da dependência química no organismo do indivíduo, a chamada nicotina.

Pessoas que são consideradas fumantes apresentam diversos problemas de saúde, principalmente em sua parte respiratória e também no fluxo sanguíneo em seu corpo, que poderão levar ao desenvolvimento de diversas doenças a longo prazo. Após um período de oito horas sem que haja contato do cigarro e suas substancias com o corpo do indivíduo será possível perceber que existirá uma estabilização da quantidade de oxigênio presente no sangue do mesmo, aumentando então seu fluxo sanguíneo, o eu melhorará toda sua circulação sanguínea, que poderá causar problemas como trombose e outras doenças quando se apresentar de forma irregular em seu corpo.

Após um período de dois das sem que o individuo tenha contato com o cigarro sua degustação dos alimentos poderá ser sentida de uma forma mais intensa, já que esse é um problema desenvolvido com o uso do cigarro de forma contínua, levando o indivíduo a uma perda de sensibilidade na diferenciação dos sabores dos alimentos. Além disso, os aromas poderão ser identificados de uma maneira mais fácil pelo mesmo após esse período.

Após esse pequeno período de tempo, será possível com o passar do tempo observar diversos tipos de benefícios a saúde do individuo com o passar do tempo, melhorando muito sua qualidade de vida, e principalmente, reduzindo o ricos de morte por tabagismo e as doenças recorrentes do uso do cigarro.

Além de sérum habito considerado muito nocivo para a saúde do corpo do indivíduo, o tabagismo atinge de maneira muito negativa a situação financeira do mesmo e de sua família, já que os gastos com o vício do cigarro podem fazer com que grandes quantidades de dinheiro sejam gastas, principalmente quando o esmo apresenta além do vicio do tabagismo, o vício em bebidas alcoólicas.

Segundo diversas pesquisas, quando uma pessoa para de fumar, a economia realizada por chegar até valores como duzentos reais mensais, considerando o uso de cerca de vinte cigarros durante o período de um dia. Esse valor somado no período de um ano, pode significar ao mesmo uma economia de quase dois mil reais, e é muito possível que essa economia seja maior, caso o cigarro utilizado pelo mesmo seja mais caro, como é o caso dos cigarros eletrônicos e charutos, que não são encontrados em preços baixos no mercado de vendas.

Algumas Dicas Para Não Ser Mais Uma Pessoa Fumante

Homem Fumando

Homem Fumando

Existem alguns passos que podem ser seguidos para que o processo de abandono do tabagismo ocorra, e o primeiro deles é procurar ajuda médica, já que a partir da realização de alguns exames essenciais será possível perceber qual o nível de problema desenvolvido no organismo do indivíduo por conta do uso de cigarros, e quais serão as medidas que deverão ser tomadas de forma mais imediata, para que  a saúde do mesmo não seja afetada de uma forma tão intensa, e melhore assim a qualidade de vida do mesmo.

Além disso, é muito importante que o indivíduo tenha realmente conta de  parar com seu vício, mesmo que tudo pareça muito difícil, não realizando esse ato apenas por influencia de quem vive no seu meio, já que assim as chances de que ele fume escondido ou volte para o vicio de forma ainda mais intensa são muito grandes. Mesmo com todas as campanhas existentes hoje em dia, e também informações sobre os malefícios que esse vicio causa, apenas a força de vontade do individuo em abandonar o tabagismo poderá apresentar resultados realmente consideráveis em sua saúde.

É importante também ter em mente que o processo de abandono do vício deverá ser planejado pelo individuo, podendo ser realizado um planejamento durante um certo período de tempo, cerca de quinze a vinte dias, onde o mesmo deverá realizar o processo de diminuição da quantidade de cigarros ingeridos em um dia, ou mesmo o processo de corte total da substancia em sua vida. Esse é um processo que oferece diversos tipos de resultados, podendo ser realizado de forma gradativa ou abrupta, sendo essa uma decisão principal ao indivíduo.

Mulher Fumando

Mulher Fumando

Durante o processo de abandono do vício, algumas situações poderão acabar acontecendo ao indivíduo, devido ao processo de abstinência que irá atingir o corpo do mesmo. Os primeiros dias poderão ser considerados os piores por pessoas que estão no processo de abandono do vício, já que os sintomas sentidos nesse momento são considerados mais fortes para o seu organismo com um todo, isso porque o corpo estará passando por um processo de adaptação a falta da nicotina, substancia que o mantém refém desse tipo de vicio.

Isso irá fazer com que o corpo necessite de um período para que possa se estabilizar sem o uso dessa substância em seu organismo, já que a mesma se encontrava em abundância quando o indivíduo fumava de forma corriqueira.

Os sintomas que serão apresentados pelo corpo nesse início são chamados de síndrome da abstinência, e serão os primeiros sinais emitidos pelo corpo para que o individuo sinta vontade de fumar, e então a nicotina possa voltar ao corpo como já seria de costume. Os principais sintomas emitidos pelo corpo são a falta de bom humor em quantidade grande, dores de cabeças e enjoos, além de também sensação de formigamento pelo corpo, mas principalmente nas regiões extremas como mãos e pés. Com isso, o individuo acabará desenvolvendo um quadro de ansiedade nesse período, por conta de grande necessidade do seu organismo e sua fissura em acabar fumando novamente.

Os Sintomas Da Abstinência

É muito importante que as pessoas entendam que esses sintomas poderão ser apresentados pelos indivíduos, mas sem uma necessidade já que cada organismo se comporta de uma forma diferente quando se encontra no processo de abstinência. Além disso, é muito importante ter a consciência de que esses sintomas serão sentidos pelo individuo por apenas um período que poderá durar de duas a quatro semanas, em casos mais graves. Esse processo de abstinência é normal quando o individuo está passando por situações extremas de adaptações a novas rotinas que exigirão do mesmo uma adaptação, ainda mais voltado para o abandono de um vício químico que será extremamente benéfico para sua saúde.

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que esse processo possa ser passado de uma forma maus suave, como a ingestão de maiores quantidades de água, principalmente as geladas. Além disso, é recomendado que os indivíduos mastiguem alguns cravos e canelas nos momentos de pico de sua ansiedade, ou chicletes. Algumas pessoas consideram esse o kit básico para as pessoas que estão passando pelo processo de abandono do vício, já que poderá ajudar os mesmos a controlar suas emoções e diminuir a quantidade de ansiedade sentida pelos mesmos aos longos dos dias de abstinência.

Além disso, o contato direto com os médicos responsáveis pela saúde dos mesmos é muito importante nesse processo, para que então o acompanhamento médico possa se realizado de forma segura, trazendo apenas benefícios para a saúde das pessoas.

No Brasil, é proibido fumar em ambientes que são considerados fechados, para que as demais pessoas não estejam sujeitas ao ato de fumar de forma passiva. Porém, muitas pessoas acabam passando por esse tipo de problema no ambiente de trabalho, em casa, ou mesmo nas festas. Esse é um momento muito interessante para que sejam realizadas abordagens sobre o abandono do vicio do cigarro, de forma sutil, para que a pessoa não se sinta ofendida.

A longo prazo o processo de abandono desse vicio tem a possiblidade de oferecer uma qualidade vida muito melhor para as pessoas, que poderão gozar de uma vida mais prazerosa com sua família e amigos, com menos chances de desenvolver doenças por conta desse vicio e por consequência sua própria mote.

A capacidade de melhora dos sistema respiratório é um processo muito interessante, e que irá fazer com que diversas doenças e problemas ocasionados pelo processo de fumar sejam cessados, ou ao menos sentidos de maneiras mais sutis. A disposição para exercícios físicos, aproveitar os momentos com amigos e familiares também será muito perceptível para as pessoas após um certo tempo do abandono do vício, já que sua vontade de se movimentar será muito maior.

A performance sexual é também um benefício que irá ser adquirido na vida dos mesmos após o abandono do vício, principalmente pelas grandes chances de impotência sexual devido ao tabagismo e falta de libido. A pele dos mesmos irá apresentar uma grande melhora e aparência mais saudável.

O tabagismo é uma doença que deverá ser tratada o mais rápido possível ,com a intenção de minimizar os riscos causados pela mesma no organismo do indivíduo, e necessita de acompanhamento médico. Procure já um especialista!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *