Tipos de Câncer Mais Comuns

O câncer é uma doença que tem mais de 100 tipos diferentes, com características específicas e que afetam vários órgãos e tecidos do corpo humano, ocasionada por uma multiplicação das células fora do comum, formando as massas conhecidas popularmente como tumores. O problema fica maior quando essas células passam a se propagar para outras partes do organismo.Entre as mulheres, a maior preocupação é com o câncer de mama, enquanto entre os homens é o câncer de próstata, ambos bastante comuns, em especial no Brasil.

Tipos de Câncer Mais Comuns

Tipos de Câncer Mais Comuns

Se identificados ainda no início do desenvolvimento da doença, podem ser tratados rapidamente. Mas, para isso, é preciso estar sempre atento às eventuais mudanças no seu organismo, conhecer a genética da família e manter uma certa qualidade de vida, com alimentação balanceada e exercícios físicos frequentes, tomando cuidado com cigarros e bebidas alcoólicas, por exemplo.Conheça agora alguns dos tipos de câncer mais comuns:Leucemia: A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos do sistema imunológico, com a multiplicação de glóbulos brancos produzidos pela medula óssea, prejudicando outros componentes do sistema sanguíneo, como as plaquetas e as hemácias. Essa complicação pode ser identificada em problemas como anemia e dificuldade de cicatrização, fatores também ocorrentes da deficiência do sistema imunológico. Os tratamentos diferem de acordo com o grau da doença, mas podem ser radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula.Câncer de mama: O câncer de mama é um dos mais frequentes entre as mulheres, além do câncer do colo do útero.

Tipos de Câncer Mais Comuns

Tipos de Câncer Mais Comuns

Diversas campanhas na área da saúde buscam incentivar os cuidados básicos, como o auto exame das mamas, que pode ser feito sem grandes limitações de idade e frequência. É necessário sempre fazer o auto exame para tentar detectar alguma anormalidade, como nódulos ou outras alterações. Esses sintomas podem indicar câncer de mama, em alguns casos, ou tumores benignos, em outros. O câncer pode ser tratado com radioterapia, quimioterapia ou mesmo com a remoção cirúrgica da doença.Câncer de próstata: A próstata nada mais é do que uma glândula localizada no aparelho reprodutor masculino. É ela que produz o líquido espermático. Com o câncer, que acontece com a multiplicação das células, a glândula aumenta de tamanho.

Esse aumento no volume acaba comprimindo os órgãos ao redor, como a bexiga. Por isso, entre os sintomas estão a dificuldade de urinar, a sensação permanente de bexiga cheia e a disfunção erétil. Assim como outros tipos comuns de câncer, a incidência depende de fatores como idade, própria genética (se a pessoa já tem casos da doença na família) e qualidade de vida. A partir dos 50 anos é recomendável que os homens façam o exame de próstata, para tentar identificar alguma anormalidade e tratar o mais rápido possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *