Culpa pelo Contágio
Segundo pesquisadores da transmissão do vírus HIV em mulheres com mais de cinquenta anos,a culpa pelo contágio não é somente do marido e vários fatores de risco estão associados com esse fato.
De acordo com dados coletados, a presença do vírus foi diagnosticada em mulheres mais maduras mostrando que no ano de 2010 mais de quinze por cento de mulheres nessa faixa etária foram afetadas pelo HIV, se comparados ao ano de 2000 onde elas apresentavam em média apenas oito por cento dos casos de Aids.
Vale ressaltar que esse crescimento da infecção em pessoas do sexo feminino com mais de cinquenta anos, não é um fenômeno presente apenas no Brasil, mas atinge também a população de vários outros países.
Responsabilidade Atribuída aos Companheiros
Segundo especialistas, com o avanço da medicina que tornou popular e de fácil acesso a medicação para disfunção erétil, os homens mais maduros começaram a manter relações sexuais extraconjugais, que facilitou a transmissão do vírus do HIV em mulheres mais maduras.
No entanto, pesquisadores brasileiros investigaram que outros fatores além desse poderiam estar aumentando a transmissão do HIV nas mulheres dessa faixa etária, que elas já estão passando inclusive pelo período da menopausa.
Foram feitas revisões de cerca de quarenta e nove publicações científicas de outros países,para que os cientistas pudessem chegar a alguma conclusão.
Como Acontece a Transmissão do HIV
Segundo os pesquisadores na grande maioria das vezes, o contagio de Aids em mulheres maduras é feito em parceiros heterossexuais e o homem é o principal vetor dessa transmissão do vírus HIV. Porém não é somente o companheiro que é responsável pela transmissão da infecção.
Segundo dados coletados, muitas mulheres portadoras do vírus não falam sobre o assunto pois se sentem envergonhadas e acabam disseminando ainda mais o vírus HIV. No entanto, os estudos demonstram que outros fatores que não o contágio com o parceiros estão relacionados a transmissão da Aids em mulheres acima de cinquenta anos. Entre eles:
O Advento da Menopausa
Com a chegada do período da menopausa e as várias alterações que o organismo feminino sofre, isso pode deixar as mulheres mais suscetíveis a apresentarem um comportamento de risco, como manter relações sexuais sem camisinha.
Nessa fase com o hormônio estrogênio em níveis mais baixos no organismo, resultando na redução da lubrificação da vagina, pode causar um impacto significativo na sensação de prazer durante o ato sexual.
Tudo isso associado às alterações de humor constantes e ao ganho de peso comuns nesse período podem desencadear um comportamento de alto risco que é manter relações sexuais sem camisinha, e se submeterem a todas as práticas que o parceiro propuser.
Por isso esse alerta é importante, pois coloca em evidência que o sexo seguro com preservativos deve ser feito em qualquer faixa etária da vida da pessoa.
Salete Dias