Nem todas as bactérias são necessariamente nocivas ao nosso organismo. Na verdade, há micro-organismos que, além de não fazerem nenhum mal ao nosso organismo, são bastante eficientes para garantir o equilíbrio natural de nosso corpo.
O problema só ocorre quando tal equilíbrio desaparece, ou seja, essas bactérias aparecem de forma desordenada, prejudicando nossa saúde.
A gardnerella é um exemplo disso. Essa é uma bactéria comum e necessária à flora vaginal, entretanto quando aparece em grande escala, ultrapassa seu status de funcional, adquirindo a forma de doença.
Um dos seus sintomas é a presença de corrimento amarelado e/ou odor desagradável. Contudo, há casos em que simplesmente não ocorre o aparecimento de nenhum tipo de sintoma, ainda assim a gardnerella precisa ser combatida e para isso nada melhor do que procurar um médico ginecologista regularmente.
Essa atitude não apenas permitirá que o especialista diagnostique essa, como também outras doenças, ou ainda verifique que sua saúde está em boas condições e que você pode respirar de forma aliviada.
Seja como for, na consulta ao médico, você poderá primeiro identificar se a gardnerella é realmente o seu caso, para em seguida passar a realizar o melhor tratamento.
Geralmente o tratamento é bastante simples e de curta duração, dependendo do caso, sendo realizado com medicamentos que funcionam de modo a restabelecer o equilíbrio da flora vaginal.
Porém, um detalhe importante é que esses medicamentos normalmente não são de uso exclusivo apenas da mulher, devendo se estender também para o seu parceiro ou parceira.
Isso porque a relação sexual pode ser um dos fatores que desencadeiam o desequilíbrio dessa bactéria. Assim, se esta for a causa da doença, por exemplo, de nada adianta tratar apenas um dos parceiros.
Por falar em fator desencadeante, feito o tratamento é muito importante determinar a causa da gardnerella, pois esse diagnóstico mais apurado e preciso tende a evitar que a doença reapareça, preservando-se de problemas futuros.
Sendo assim, muito mais do que sanar o problema com medicamentos que tratam diretamente a doença, você pode também mudar alguns hábitos e prevenir a doença.
Quer uma dica? Use camisinha sempre em suas relações sexuais. Afinal, assim você evita não apenas a gardnerella, como também diversas outras doenças sexualmente transmissíveis.
Para tanto, como já dito, é importante que você procure um médico especialista que lhe oriente e esclareça as suas dúvidas em torno do assunto.
Evite a automedicação ou receitas caseiras milagrosas, pois além de não resolverem todo o problema, ainda podem agravar mais o seu caso.
Além disso, embora a gardnerella seja uma doença simples e de tratamento tranquilo, ela ainda pode estar associada a alguma doença mais grave, ou desequilíbrio emocional. Por isso, nunca é demais repetir: procure seu médico!