Baseball (em inglês) é um esporte muito popular nos Estados Unidos, onde duas equipes alternam na defesa e ataque, a equipe que está no ataque conta apenas com um jogador, o rebatedor, e a que está na defesa com nove jogadores. Um esporte exige muito dos atletas, principalmente força, agilidade, velocidade e reflexos rápidos. Um esporte onde cada integrante é importante, alguns são mais rápidos outros mais fortes, assim formando uma equipe vencedora. É também muito popular no Japão, Caribe, Cuba e muitos países da América Central.
História
A origem do Basebol é um pouco confusa, existem indícios de que desde o início da civilização jogava se um jogo usando um taco e uma bola, em certas civilizações antigas como a Egípcia, Persa e Grega o taco e a bola era usado para laser e para cerimônias. Um grupo se reuniu no ano de 1907, nos Estados Unidos para decidir quem havia inventado o esporte. Demorou um ano para a comissão se decidir, e reconhecer que Abner Doubleday criou o jogo, em New York na cidade de Cooperstown. Mas historiadores não confirmaram essa decisão, pois há relatos de que em 1700 na Inglaterra a população praticava um jogo chamado rounders que possuía regras parecidas ao do basebol, e tudo indica que foi levado para a América do Norte pelos colonos ingleses no século XVIII. Mas o basebol da forma que é conhecido hoje foi criado em setembro de 1845 por um bombeiro de New York, Alexander Cartwright escreveu as primeiras vinte regras, e fundou o Knickerbocker Base Ball Club of New York.
Basebol no Brasil
Este esporte chegou ao Brasil em 1850, por norte-americanos que trabalhavam na empresa telefônica Light e funcionários do consulado. Quando aqui iniciado os jogos de basebol atraiam mais pessoas do que jogos de futebol, entre 1910 e 1920 surgiram várias equipes de basebol. O basebol brasileiro também teve influência dos japoneses, no ano de 1908, com os primeiros imigrantes do Japão. Os japoneses foram os responsáveis por trazer os primeiros equipamentos do esporte. O esporte se desenvolveu em São Paulo, principalmente no interior onde os imigrantes japoneses trabalhavam e montavam competições, com o apoio de Olimpio da Silva e Sá, jornalista de A Gazeta Esportiva, formou se uma federação. Olimpio foi o primeiro presidente da federação e ficou na presidência por 17 anos.
Equipamentos
Na partida os atletas usam alguns equipamentos que são indispensáveis para a prática do mesmo. São eles:
- Luva, para apanhar a bola que geralmente é feita de couro;
- Capacete, usado pelo batedor para proteção;
- Taco, também usado pelo rebatedor, feito de geralmente alumínio;
- Uniforme, calça e camisa;
- Tênis, adequado para correr;
Já o Catcher, ou em português receptor, que fica atrás do rebatedor para receber as bolas que não são atingidas, usa mais equipamentos para proteção.
- Capacete com proteção frontal;
- Cotovele ira;
- Caneleira;
- Joelheira;
- Colete para proteção
- Luvas.
Por Matheus Prado