Esportes
A prática do Pólo consiste em um jogo com quatro participantes, os quais montados em cavalos e com o auxílio de um taco tem como objetivo principal marcar gols no lado adversário com uma pequena bola também utilizada no golfe. O espaço físico destinado à prática do esporte é na maioria das vezes em campos próprios de grama e com o espaço segundo as normas do pólo de 275x180m, com a capacidade de prática para cavalos já adultos com alturas de 1,52 metros a 1,60, dependendo do tamanho e experiência do competidor.
As posições de cada atleta também se tornam importante para sua perfeita função dentro do jogo; tem-se então: os jogadores 1 e 2 são sempre atacantes, o número 3 meio de campo e o quarto e último de cada equipe o defensor. Os jogos são disputados em quatro tempos de sete minutos e meio cada, tempo esse que pode sofrer acréscimos em caso de empate ou ainda caso o arbitro da partida acrescente minutos a mais por algum problema durante a competição; cada tempo por sua vez denomina-se chukkas.
Um Pouco Mais Sobre o Pólo
Com origem em séculos bem remotos da história da humanidade acredita-se que o pólo já era praticado por povos da China e Ásia Central séculos antes de Cristo, esses mesmos cavaleiros que praticavam um esporte bem rudimentar apenas por motivos de passatempo. No ano de 1959 foi criado então o primeiro Clube de Pólo, e assim anos mais tarde o antigo hobby já era agora um esporte reconhecido por toda a Europa, Ásia e parte da América. Atualmente o esporte já faz parte das Olimpíadas e campeonatos a nível internacional, exigindo dos competidores muitos treino e também animais bem cuidados, e com raça qualidade acima de tudo. O país que mais produz animais de excelente porte e onde o esporte é muito bem conceituado é a Argentina, vizinha brasileira que conquistou muitos títulos recentemente.
Curiosidades Históricas
Apesar de ser um esporte sem data definida de origem há muitas evidências e curiosidades pelo mundo de que o pólo foi o esporte de grandes personalidades históricas como Alexandre o Grande, do imperador Akbar, e do sultão Brunei na rota oriental. O fato é que as datas mais conhecidas também no mundo do pólo envolvem toda a cronologia do esporte que evidência grande tradicionalidade por todo o mundo, com traços marcantes como a presença do esporte em cinco competições Olímpicas, nos anos de 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936. E em dois desses jogos olímpicos mundiais por duas vezes no ano de 1924 e 1936, realizados nas cidades de Paris e Berlim respectivamente deram o título a grande Argentina, rainha do Pólo mundial.
Por: Patrícia Contiero