Tiro Prático

Tiro Prático – Esportes

Tiro Prático

Tiro Prático

A modalidade de tiro prático já vem sendo incorporada ao esporte mundial com grande reconhecimento, a qual os atletas utilizam de armas de fogo com o fim de executar tiros em alvos de metal ou papel. Dentro dessa prática esportiva a modalidade mais praticada em competições e olimpíadas é a IPSC (Arma curta – Revolver, Pistola e Arma longa – Rifle, carabina, espingarda).

Com controle e reconhecimento pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, o esporte não torna-se perigo, já que os atiradores devem estar preparados tecnicamente e psicologicamente para o envolvimentocom armas apenas com o objetivo de atingir os alvos, prática essa realizada em lugar afastado e totalmente seguro.

No Brasil atualmente existem mais de dez associações que são responsáveis pelo cadastro e pela filiação a outras insituições internacionais dese mesmo esporte, o registro dos atletas é de extrema importância para reconhecimento do esporte, que passou de fato no Brasil a ser reconhecido oficialmente apenas no ano de 1992, com a união de todas essas associações.

Características do Tiro Prático

Características

Características

Entre as características principais que o atleta do tiro prático deve apresentar estão: a precisão, a velocidade e potência, já que os alvos profissionais possuem 75 centímetros por 45 centímetros com um centro de 15 centímetros que representa a “zona A”, ou seja, a inteção de atingi-ló deve ser milimetricamente certa, o que exige de fato treinos diários e total dedicação por parte do atirador.

As armas de fogo também fazem parte dessas importantes características, e no campeonato profissional devem ser potentemente comprovadas, a partir de 9mm ou ainda maior. Outras regras também incentivam cada vez mais a prática do tiro, já que os espaços podem ser variados, mas geralmente trata-se de campos abertos com alvos espalhados por áreas diferentes, dificultando cada vez mais a mira do atirador.

Campeonatos e Suas Modalidades

Modalidades

Modalidades

A própria CBTP é reposnsável pela organização de campeonatos regionais e nacionais e a divisão das respectivas modalidades internas, como a NATIONAL RIFLE ASSOCIATION (NRA), entre outras que devem estar inseridas dentro das regras e das observações do esporte que envolve os tiro ao alvo.

A International Practical Shooting Confederation (IPSC) também foi a primeira a lançar nos anos 50 nos Estados Unidos a prática do tiro ao alvo, esporte que então se espalhou por todos os outros continentes e países, reunindo os apaixonados por armas e tiros, fazendo disso ale de um hobby, um esporte praticado em campeonatos a nível internacional.

Para todo competidor qualquer campeonato torna-se importante em seu currículo, desde os regionais até a nível nacional, já que velocidade, precisão e o bom manuseio das armas é fundamental no Tiro Livre, um esporte que além de tudo enfatiza a segurança e o uso seguro de armas de fogo com precisão e velocidade em suas leis.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *