Campeonatos Nacionais
Um dos clássicos mais disputados no Brasil acontece em Campinas. De um lado está o Guarani Futebol Clube, único time do interior brasileiro a conquistar um Campeonato Nacional. Do outro, está a Associação Atlética Ponte Preta, o segundo time mais antigo do país e um dos mais tradicionais.
Devido aos dois times, no final dos anos 70, a cidade de Campinas era conhecida como a Capital do Futebol, pois tanto o bugre como a macaca possuíam fortes elencos, chegando a várias finais dos campeonatos nacionais durante esse período. Além disso, os dois times também era conhecidos como grandes reveladores de jogadores, como no caso do atacante Careca, revelado pelo Guarani, e do meia Dicá, que começou na Ponte Preta.
A História do Clássico Campineiro
O primeiro clássico disputado entre os dois times aconteceu hem 1912, entretanto, não há registro do placar. Os torcedores da Ponte Preta alegam que a macaca venceu o rival por um a zero. Já os bugrinos, acreditam no empate. Entretanto, nesses quase 100 anos de Derby, o Guarani leva vantagem sobre o rival. Nos 185 jogos disputados, foram 65 vitórias para o time alviverde, 61 empates e 58 vitórias para o time alvinegro. O maior artilheiro é atacante Zuza, que marcou 18 gols ao todo.
O clássico começou a ganhar importância na cidade após dois anos da realização do primeiro jogo entre os rivais. No dia 28 de agosto de 1914, ocorreu um amistoso entre os dois times e terminou com a vitória do Guarani por dois a zero. Entretanto, após o término do jogo, aconteceu uma briga de grandes proporções entre os torcedores dos dois times, transformando a cidade em uma verdadeira guerra.
Curiosidades sobre o Derby Campineiro
Na única partida disputada fora de Campinas aconteceu em 3 de junho de 1979, no estádio Pacaembu. O público, apesar de ser um jogo entre dois times do interior paulista, foi de quase 39 mil pessoas. O resultado final foi dois a zero para o Guarani. Em Campinas, o maior público registrado no estádio Brinco de Ouro, pertencente ao time bugrino, foi de mais de 34 mil pessoas, enquanto no Moisés Lucarelli, casa da Ponte Preta, foi de quase 32 mil pessoas. Nessas das partidas, a vitória foi da macaca.
A maior goleada em um Derby aconteceu em 5 de maio de 1960, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, quando o Guarani bateu a rival Ponte Preta por seis a zero. O time bugrino também tem a maior invencibilidade no confronto, ficando 15 anos (de 1987 a 2002) sem perder para a macaca. Contudo, em número de jogos, o time alvinegro tem a maior invencibilidade: entre os anos 1979 e 1984, foram 16 jogos sem perder para o rival alviverde.