Clubes
Com 188 jogos disputados, pois dois jogos foram adiados, e com 467 gols marcados, o Campeonato Brasileiro de 2010 chega ao fim do primeiro turno com uma média de 2,48 gols por jogo, além de disputas acirradas nas duas pontas da tabela: de um lado Fluminense contra Corinthians, e do outro Goiás, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente e Atlético Mineiro. O time carioca encerrou o primeiro turno na liderança com 38 pontos e aberto uma vantagem de apenas um ponto para o Corinthians. Entretanto, há chances do time paulista ultrapassar o tricolor se vencer o seu jogo adiado, que é contra o Vasco em São Januário. Contudo, em relação ao terceiro e quarto colocados, ocupados pelo Santos e Internacional respectivamente, a vantagem é de sete pontos.
Classificação
Já na parte de baixo da tabela, a situação é mais apertada para quatro times. O Goiás ocupa a lanterna da competição, com apenas 13 pontos conquistados e apenas três vitórias. Logo acima está o Grêmio Prudente com 16 pontos ganhos. Na 18ª posição, está o Atlético Goianiense, que subiu para a série principal no ano passado, com 17 pontos. Quase escapando da zona da morte vem o Atlético Mineiro, somando os mesmos 17 pontos do clube goiano, mas com uma vitória a mais. A situação desses quatro times ameaçados ao rebaixamento está complicada, pois a diferença do clube mineiro para o 16º colocado é de cinco pontos. Segundo especialistas, que se basearam nos campeonatos passados, são necessários mais de 42 pontos para fugir do rebaixamento, o que obriga a esses times ganharem mais de 12 partidas, número alto para o campeonato considerado um dos mais disputados do mundo.
Jogadores
A artilharia do campeonato é dividida por dois meio campistas: Bruno César, do Corinthians, e Elias, do Atlético Goianiense; que marcaram nove gols. Logo atrás, com apenas um gol a menos que os dois aparecem os atacantes Jonas, do Grêmio, e Washington, do Fluminense. Já no quesito cartões, o zagueiro do Guarani Fabão e o volante Michel, do Ceará, levaram em 17 partidas disputadas por eles, dez cartões amarelos. Já em cartões vermelhos, a liderança é ocupada pelo volante palmeirense Marcos Assunção, que levou três cartões vermelhos até o momento.
Nas assistências, liderança absoluta do meio campista argentino do Fluminense, Darío Conca,com 13 passes certeiros para gols de seus companheiros. Ele tem quase o dobro que o segundo lugar, ocupado por Marcelo Cordeiro, do Botafogo, e Thiago Ribeiro, do Cruzeiro, com seis assistências. O maior roubador de bola é Paulo Roberto, do Guarani, que já fez 92 desarmes certos. Já no quesito passes, a liderança é dos laterais flamenguistas Juan e Leo Moura, com 878 e 865 passes certos, respectivamente.