Cruzeiro Esporte Clube

O Time

Cruzeiro Esporte Clube

Cruzeiro Esporte Clube

O time de futebol Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 1921 com o antigo nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, com sede na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Contudo tempos após anos e com a chegada da segunda Guerra Mundial, o time foi praticamente obrigada a mudar de nome devido a rivalidade com a Itália, passando então a se chamar Cruzeiro, em referência ao Cruzeiro do Sul.

A torcida engloba cerca de 40% da população mineira e é também o sexto time com a maior torcida brasileira, ficando atrás de outros grandes rivais como São Paulo, Flamengo, Corinthians, entre outros.

Com a inauguração do estádio do Mineirão em 1965, o primeiro grande clássico ocorreu com o jogo entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, os maiores rivais de Minas Gerais, e que dividem o estágio como autoria de ambos, o mesmo que atualmente passa por reformas visando a Copa do Mundo de 2014.

Títulos

Futebol

Futebol

Deixando de lado qualquer slogan de que somente times paulistas e cariocas destacam-se no futebol brasileiro, o Cruzeiro confirma essa evidente participação com a conquista de muitos títulos a nível nacional ou mundial. Assim seu apogeu na história do futebol inicia-se logo nos anos 70 com a conquista do primeiro título Libertadores da América, fato esse que se repete no ano de 1997.

Os campeonatos estaduais conquistados são ainda mais presentes no currículo do time que se elege atualmente como o melhor do estado de Minas Gerais, totalizando aproximadamente entre campeonatos com várias denominações quarenta e cinco títulos, que marcam o grande sucesso de vitórias.

Já a nível nacional destacam-se campeonatos como Campeonato Brasileiro (2003), em seguida a Copa do Brasil com quatro títulos (1993, 1996, 2000 e 2003), e também a Taça do Brasil no ano de 1966.

A Triplíce Coroa

Torcida

Torcida

Foi exatamente no ano de 2003 com a conquista do primeiro campeonato Brasileiro, que o time comandado na época pelo glorioso Wanderlei Luxemburgo confirmou a hegemonia com a Tríplice Coroa, ou seja, a união das conquistas nacionais do time: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e o Campeonato Estadual do ano.

Craques que vestiram a camisa e honraram o compromisso com a vitória estão presentes até hoje na memória dos torcedores cruzeirenses como o grande Alex, que também comandou o time com mais de cem gols durante o ano, conquistando o campeonato duas rodadas antes do final da competição.

Atualmente nesse ano de 2010, a torcida conta novamente com a esperança de mais um título nacional e a reserva do time entre o G4 para que no ano que vem possa estar presente no campeonato dos sonhos de qualquer brasileiro, a Libertadores da América. Além de muitos ídolos, o time mineiro hoje também faz grande referência com o goleiro Fábio e o atacante Thiago Ribeiro.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *