Terçol Contagioso: Causas e Tratamentos

O terçol, cientificamente chamado de hordéolo, e também conhecido como terçolho ou na linguagem popular de viúvo e belezinha, se trata de uma infecção das glândulas que produzem uma secreção e que existem na pálpebra móvel, próximo às raízes dos cílios. Em alguns casos, essa inflamação ocorre de maneira mais profunda e vira um calázio, que é maior e menos doloroso, e ao contrário do terçol, muitas das vezes é necessário tratamento cirúrgico.

Ambos não afetam a visão, porém causam um incômodo contínuo, dores e vermelhidão na área dos olhos. A inflamação, na maioria dos casos, ocorre por meio de uma infecção bacteriana (Staphylococcus) e geralmente ocorre em crianças.

Terçol Contagioso: Causas e Tratamentos

Podem ser causados também pela obstrução da glândula sebácea. O contato com poeiras nos olhos por exemplo, quando colocamos a mão no chão ou em lugares sujos e posteriormente levamos a mão aos olhos, antes de lavá-las. Não retirar de forma adequada a maquiagem nos olhos também pode introduzir o surgimento do hordéolo. O hordéolo pode ser secundário, causado por uma condição inflamatória da pálpebra (Blefarite) que aumenta a oleosidade, tornando-se assim uma espécie de caspa nos cílios.

Com algumas medidas e precaução eles podem sumir em 1 semana, em casos mais graves, os médicos utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas específicas para tratar os hordéolos, que são, geralmente, compostas por eritromicina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *