É complicado citar as maiores descobertas da medicina: todas elas foram importantes.
No entanto, algumas impulsionaram outras descobertas ou ainda trouxeram benefícios imediatos e com alto impacto para as pessoas, sendo mais fácil citá-las como grandes descobertas da medicina.
Bactérias
A descoberta de como observar as bactérias revolucionou uma série de coisas na medicina, como uma das maiores causas de doenças e mortes.
O método de observar bactérias foi descoberto pelo holandês Antony van Leeuwenhoek, em 1675 aproximadamente. E foi por acaso a descoberta: ele observou com lentes super poderosas, pequenas criaturas se agitando em uma amostra de água.
Com base nisso, o estudo e conhecimento sobre as bactérias aumentou e ajudou a salvar vidas.
Vacina
O principio da vacina foi descoberto devidos às circunstancias do século 18. A varíola matava 40% dos afetados pela doença e quem não morria, tinha graves seqüelas, como a cegueira.
Foi em 1796 que o britânico Edward Jenner descobriu que se um ser humano fosse contaminado pela ferida da varíola bovina (já que a doença atacava gado, cavalos e porcos também) ficava livre de pegar a doença humana, muito mais forte.
Essa descoberta impulsionou a pesquisa sobre as vacinas, técnicas para eliminar ou abrandar as doenças nas pessoas.
Anestesia
Desmaios e até choques de tanta dor durante cirurgias era comum.
Em 1842, o americano Long resolver descobriu que o éter diminuía a consciência do paciente.
A experiência foi realizada diante uma cirurgia de extração de um cisto no pescoço. O paciente cheirou éter e perdeu os sentidos, mas também não sentiu dor alguma durante o procedimento.
Raios X
A técnica de observar as estruturas internas do corpo e assim diagnosticar doenças mais facilmente e precocemente foi descoberta em 1895, pelo alemão Edward Jenner.
A descoberta também não foi intencional: o alemão observou que um aparelho de seu laboratório emitia uma luz amarelo esverdeada. Depois de alguns testes, colocou a mão de sua esposa sob o aparelho e sobre uma chapa e o ligou por alguns minutos. Quando revelou a imagem, se deparou com o desenho dos ossos da mão de sua esposa.
Colesterol
Em 1912, o russo Nikolai Anichkov observou que os coelhos que alimentou com gemas de ovos somente morriam. Fez a autópsia e descobriu que os coelhinhos possuíam placas de gordura nas artérias, iguais aos dos seres humanos.
Esse acontecimento abriu caminho para o estudo das doenças cardíacas, sua relação com a alimentação e conseqüentemente, com os tratamentos para melhorar a qualidade de vida.
Antibióticos
Também foi sem querer que o médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina, ao observar que culturas de bactérias que havia deixado com penicilina morriam.
Foram necessários vários anos de desenvolvimento para que a formula pudesse ser ministradas em humanos, mas o resultado foi positivo: o escocês havia simplesmente descoberto a melhor forma de acabar com as bactérias – o antibiótico, feito a base da penicilina.
Andressa Silva.
Olá, tudo bem?
Eatava pesquisando no Googue sobre descoberta (por acaso) que deu origem à cirurgia deAstigmatismo, que algem caiu de bicicleta, teve um corte no olho e um médico observou que a visão do ciclista tinha melhorado. Daí surgiram as micro-cirurgias, descoberta por acaso. Gotaria de saber se vcs têm conhecimento disso. Se puderem me responder para meu e-mail, melhor.
Foi bem encontrar a pagina de vcs pois tomi conhecimento de outras descoberta importantes na medicina (por acaso) citado na pagina de vcs. Parabens.
Geraldo Assis – o2/08/2012 – Bh – Mg.