Com a chegada do verão muitas pessoas, querem emagrecer a todo custo, para que possam frequentar as praias e expor seus corpos, livres de gorduras localizadas e dos quilos a mais. No entanto ainda existem muito mitos, que podem prejudicar o emagrecimento para quem deseja estar bem no verão.
Orientações Sobre Gorduras do Bem
O termo gordura, ficou mais atenuado, quando especialistas descobriram ,que também há o lado bom da palavra. Ao contrário da gordura má, ou gordura trans como é conhecida, há alimentos ricos na chamada gordura do bem e que estão presentes nas castanhas, abacates e amendôas, por exemplo. Apesar de serem alimentos que protegem o coração da pessoa, eles são muito calóricos, e provocam o aumento do peso corporal Alguns profissionais em nutrição e cardiologia, revelam que esses alimentos podem substituir alimentos com sal, como amendoim salgado. No entanto, ressaltam que se a gordura do bem for ingerida em excesso, também pode ser prejudicial à saúde do indivíduo.
Macarrão e os Molhos.
Todas as pessoas que começam a fazer um regime alimentar, logo escutam que devem evitar massa e consequentemente, o macarrão. As dietas alimentares normalmente são compostas de alimentos grelhados e saladas, e as massas são consideradas muito calóricas devendo ser excluídas das refeições delas. No entanto, alguns nutricionistas orientam que os carboidratos são essenciais para os organismo humano,e que portanto os macarrões não devem ser excluídos da alimentação da pessoa que está fazendo dieta, pois eles contribuem para a disposição de fazer atividades físicas regulares. Na verdade o que faz com que o macarrão fique muito calórico é o molho que é colocado em cima dele. Se for verificada a quantidade de sódio presente nas embalagens de molho de tomate pronto, o consumidor vai verificar que ela é muito alta, o que contribui para o aumento de gordura e,piorando o controle da pressão arterial da pessoa Além disso, os tomates secos, queijos e carnes também contribuem para tornar o prato de macarrão hipercalórico. O ideal é consumí-lo, mas sem molho.
Auxílio do Café na Perda de Peso
Muitas pessoas que fazem dieta alimentar consomem várias xícaras de café, pois acreditam que desse modo conseguirão emagrecer mais rápido, pois acham que o líquido faz perder a fome. No entanto, os profissionais especializados, alertam que embora ele tenha a capacidade de acelerar o metabolismo, é preciso cuidado para o efeito não ser inverso. O café que é ingerido com adoçante, não causa aumento de peso, podendo até auxiliar no aumento do metabolismo, o que resulta na perda de calorias. Porém, existem alguns estudos científicos que não conseguiram comprovar esses dados. Em virtude disso, a recomendação é que o indivíduo consuma no máximo cinco doses diárias, pois a cafeina pode provocar: Insônia, irritação, além de gastrite, que são estados que comprometem o emagrecimento corporal .
Salete Dias