Congelamento de Óvulos em Mulheres com Câncer

Fertilidade Preservada

Algumas mulheres que apresentaram um diagnóstico de tumor maligno, decidiram congelar seus óvulos, para que no futuro, possam engravidar, pois o tratamento para o câncer, normalmente leva à esterilidade da paciente.

Técnica Utilizada nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a técnica  de congelamento de óvulos, para posterior gestação, em mulheres que se submeteram ao tratamento de quimioterapia, já é muito difundida por todo o país. Por isso, as mulheres esclarecidas sobre a possibilidade de esterilidade, sempre recorrem a esse método. Quando foi trazido para o Brasil, o procedimento na época era muito caro, e só algumas pacientes com boa condição financeira podiam fazê-lo.

Opiniões de Especialistas

Para a maioria dos especialistas, o procedimento de congelamento de óvulos, é eficiente. Normalmente, primeiro fazem a cirurgia para retirada do tumor maligno, e no pós-operatório, antes da paciente iniciar o tratamento da quimioterapia, o processo da fertilização pode ser realizado.Quando por qualquer razão, não há produção suficiente de óvulos,os especialistas orientam a paciente, a tentar um novo ciclo de tratamento,para que se consiga fazer o congelamento do óvulo.

Combate ao Câncer

Combate ao Câncer

Câncer de Mama

Especialmente em mulheres afetadas pelo o câncer de mama, que atinge a mulher na sua essência feminina, pois o tratamento quimioterápico realizado, atinge além da mama, os cabelos e a fertilidade.Por isso, as pacientes que tem acesso ao tratamento de congelamento de óvulos, se sentem privilegiadas e tranquilas, encarando a sessão de quimioterapia com mais serenidade. Nas mulheres, a mama pode ser reconstruída, os cabelos nascem após algum tempo, quando cessa o tratamento, mas a fertilidade, que sem dúvida alguma é um aspecto muito importante para a maioria das mulheres, agora já pode ser conquistada através da terapêutica de preservação da fertilidade.

Técnica Avançada

O tratamento para preservação da fertilidade, em mulheres que se submeteram a tratamento quimioterápico, correndo o risco de ficarem estéreis, constitui um grande avanço científico, nas técnicas de reprodução humana. Por isso, a visão global do paciente, pelos profissionais que o estão atendendo é importante em todos os casos, pois nada adiantaria combater o tumor maligno, no caso das mulheres, sem dar-lhes a chance de poder gerar um filho futuramente.

Congelamento de Óvulos

Congelamento de Óvulos

Funcionamento da Técnica de Congelamento

A técnica de congelamneto de óvulos, consiste em estimular os ovários a produzirem óvulos, através de hormônios,para que eles  sejam congelados,em caso de falência do orgão ou de tratamentos que causem esterilidade como o quimioterápico, por exemplo, para que a mulher possa ter a possibilidade, de engravidar no futuro. De acordo com dados estatísticos, cerca de quatro por cento das pacientes que se submetem a quimioterapia ficam estéreis, daí a importância de procedimento, que mostra que a ciência evolui cada vez mais, na área de reprodução asssistida, fazendo com que muitas mulheres, consigam realizar o sonho de terem seus filhos, e vivenciar a maternidade.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *