Expectativas dos Casais
Muitos homens e mulheres que não podem gerar um filho de maneira natural acabam optando pela fertilização in vitro.
No entanto, os especialistas em reprodução humana revelam que muitos futuros pais chegam até seus consultórios com muitas expectativas que não correspondem à realidade e querem escolher o sexo do bebê, a cor da pele, do cabelo e dos olhos, e ainda desejam que a gravidez da mulher seja múltipla, com a geração de gêmeos. Vale ressaltar que o código de ética do Conselho Federal de Medicina não permite tais escolhas.
Possibilidades de Sucesso
Os profissionais especializados em reprodução assistida revelam que a implantação de determinada quantidade de embriões no útero da mulher não garante que todos eles serão fecundados, e ainda há a possibilidade de nenhum deles ser fecundado.
Segundo dados levantados, a taxa média de êxitos nos caso de fertilização in vitro é de cerca de quarenta por cento, que é uma taxa que é variável, de acordo com a faixa etária da mulher, o que resulta em uma proporção de seis em dez casais que não conseguem realizar o desejo de serem pais, com a técnica de reprodução assistida.
Funcionamento do Banco de Sêmen e Óvulos
Os especialistas em fertilização informam que muitos pais tem uma idéia errônea de que podem escolher como o bebê gerado por esse procedimento será fisicamente, em casos em que o método é baseado na utilização de óvulos e sêmen de doadores.
Os profissionais da área médica informam que existe um banco de óvulos e de sêmen que é abastecido por pessoas anônimas e ele só é usado pelos médicos quando não existirem mais possibilidade de se obter o sêmen do próprio parceiro da mulher.
Segundo especialistas em reprodução humana, esse mesmo principio é utilizado inclusive em casos onde a mulher quer ter seu filho sozinha ou a chamada produção independente, ou em caso de uniões homoafetivas.
Como Funciona o banco de Fertilização
Os profissionais de clínicas de fertilização in vitro informam que as pessoas que se submetem à técnica podem preencher um questionário para que o doador do sêmen possa ter as características físicas parecidas com a das pessoas que serão submetidas ao processo. Vale ressaltar que a identidade desse doadores nunca é revelada, pois eles ficam sempre no anonimato.
Nessas fichas preenchidas, existem itens com descrição de religião, hobbies, profissão, tipo de sangue, raça, altura, cor de olhos e cabelos, porém, isso não quer dizer que esses dados serão utilizados para que os genes dos bebês gerados sejam manipulados de tal forma que ele apresente essas mesmas características de fenótipo.
Os médicos informam que as informações que possam identificar a identidade dos doadores de sêmen e óvulos como nome ou endereço não são ditas, porém, outros detalhes sobre eles que sejam pertinentes ao processo podem ser revelados. As tradições culturais das pessoas, por exemplo, também são levadas em consideração na técnica de fertilização in vitro.