Causa da Cólica Menstrual

A Menstruação

A menstruação é um processo natural do organismo, que ocorre todos os meses em mulheres que ainda não chegaram na fase da menopausa. Normalmente, a cólica aparece em média dois dias antes do começo do ciclo, e continua até o segundo dia.

Causa da Cólica Menstrual

Causa da Cólica Menstrual

Segundo os especialistas, a causa da dor que as cólicas provocam são resultantes de um hormônio chamado de prostaglandina, que faz com que o útero se contraia nesse período. Esse processo de contração em algumas mulheres é mais forte, bem como o fluxo menstrual, causando um maior desconforto. Vale ressaltar que se as dores forem muito intensas e continuarem até o fim do período menstrual, um profissional da área médica deve ser consultado para verificar possíveis problemas, como endometriose ou o aparecimento de miomas.

Funcionamento do Cérebro no Período Menstrual

Causas

Causas

Os especialistas advertem que quando a mulher apresenta um quadro clínico de fortes dores no período menstrual, pode provocar alterações no cérebro da mulher. Essa hipótese foi levantada por um estudo científico realizado na China, em mais de trinta mulheres que apresentavam dores menstruais. Os cientistas da Universidade Nacional Chinesa verificaram que as mulheres apresentavam alterações cerebrais quando elas sentiam cólicas. Os pesquisadores acompanharam essas mulheres através de exames de ressonância magnética e também por meio de respostas a questionários.

Eles fizeram mapas da massa cinzenta das mulheres e os pesquisadores verificaram que havia mudanças significativas no volume dessa estrutura cerebral. Foram encontradas também reduções não muito normais em áreas do cérebro responsáveis por transmitir a sensação de dor, atingindo as regiões que estão envolvidas na regulação hormonal e da dor. Esses dados levantados pelos cientistas sugeriram que o incômodo provocado pelas cólicas durante o período menstrual poderiam ser parecidas com outros processos de dor, que repetidos por um longo tempo, tornariam o cérebro da pessoa mais sensível à esse tipo de sensação.

Conclusão dos Cientistas

Dor

Dor

Os pesquisadores chineses chegaram à conclusão que as alterações anormais encontradas em áreas cerebrais específicas se encontram nas mulheres que constumam apresentar cólicas durante o período menstrual, mesmo na fase em que elas não sentem dor. Isso demonstra que o período cíclico onde a menstruação causa desconforto nas mulheres há as alterações que foram descritas pelos cientistas. O especialistas orientam que nessa fase, as mulheres façam alguns tratamentos para amenizar as dores que sentem com as cólicas menstruais.

Esses procedimentos incluem desde uma dieta alimentar balanceada até a prática de atividades físicas. Para as pessoas que acreditam nas terapêuticas da medicina alternativa, os chamados tratamentos holísticos constituem uma boa opção na tentativa das mulherers passarem por esse período de uma maneira mais tranquila e sem dores. Vale enfatizar que em casos de sangramento muito intenso ou dores muito fortes, um profissional da área de medicina deve ser consultado para fazer o acompanhamento dessas mulheres, para que elas não tenham complicações de saúde mais sérias no futuro.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *