Como Amenizar o Problema de Refluxo em Bebês

Amamentação Correta

De acordo com profissionais, a maneira como a mãe alimenta seu bebê, pode prevenir o refluxo, que é um problema gástrico, muito comum em crianças. Quando elas nascem, choram por fome e são alimentadas, após esse processo algumas costumam chorar mais alto ainda, como se estivessem com muita dor. Esse comportamento pode ser em virtude do refluxo gástrico. Segundo especialistas para reduzir esse problema, o ideal é o recém-nascido colocar a boca, ao mamar, em quase toda a aréola do seio materno (a parte mais escura do bico do peito), para que não entre muito ar.

Sintomas do Refluxo

Logo após o bebê se alimentar, se ele apresentar refluxo gástrico, vai ter uma sensação de queimação na garganta e no peito, e nessa hora começa a vomitar. Os pediatras recomendam que os bebês, fiquem o maior tempo possível na posição ereta, para que o refluxo possa ser reduzido. Quando a criança já esta se alimentando com mamadeiras, também é preciso cuidados especiais para evitar o problema. Os médicos aconselham que a mamadeira deve ser dada na posição ereta, como se estivesse em pé, para que o leite possa preencher todo o bico, amenizando o modo como o líquido passa pela garganta do bebê. Outros sintomas de refluxo, além de vômito após mamar,são os soluços e engasgos frequentes em crianças com esse problema.

Como Evitar o Problema

De acordo com alguns especialistas, os sintomas são mais frequentes depois de seis meses de idade, porém há bebês que mesmo antes desse período apresentam os vômitos. Após os seis meses de vida, outros sintomas podem ser detectados como ganho de peso corporal, dores no abdômen e vômitos frequentes. Nesse casos, o ideal é investir numa alimentação à base de frutas, exceto as cítricas como limão ou laranja, e reduzir as refeições, fazendo pequenos lanches durante o dia. É aconselhável também, evitar chocolates, refrigerantes, e frituras, para reduzir os efeitos do refluxo.

Problemas

Outros Cuidados

Profissionais especializados orientam que além da alimentação, um outro cuidado que se deve ter atenção, é a maneira como o bebê dorme. Uma sugestão seria o uso do bebê conforto, após a alimentação, e também inclinar o berço, quando ele for dormir. Para as crianças maiores, a opção é colocar pequenos travesseiros para que seu corpo fique inclinado, evitando a sensação de queimação, comum no refluxo. Outra indicação seria manter a criança, na posição vertical por trinta minutos após a mamada.O problema geralmente persiste, até os dois anos de idade, mas em casos mais graves, pode se manter como doença crônica na adolescência.

Como Amenizar o Problema de Refluxo em Bebês

Causas do Refluxo

De acordo com especialistas, a origem do refluxo é uma malformação no esôfago da criança. Algums médicos orientam que às vêzes uma alimentação balanceda é suficiente para evitar mais problemas, porém em alguns casos, é necessário um tratamento a base de medicação, já que o refluxo predispõe a criança a ter otites e inlamação na garganta. Somente em casos extremos, o procedimento cirúrgico é recomendado. Em alguns outros, a cura acontece naturalmente com o passar dos anos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *