Algumas Crenças Populares
Algumas crenças e mitos, que as pessoas julgavam verdadeiras na questão da perda de peso, e que até viraram regras, foram detectadas como problemas que podem inclusive dificultar o emagrecimento delas.
Algumas são bem conhecidas e seguidas, por indivíduos que, ao invés de procurarem ajuda de um médico especializado em emagrecimento, preferem seguir conselhos do que a maioria considera com sendo a conduta certa, para ficar com um corpo magro. Algumas dessas crenças são:
Alimentação em Intervalos de Três Horas
As pessoas em geral, acreditam que comer pequenas quantidades de comida ,a cada três horas, é um método que se utilizado, elas conseguirão emagrecer com sucesso. Os especialista em nutrição orientam que realmente, se o indivíduo se alimentar a cada três horas, isso ajuda a acelerar o metabolismo, mas as calorias ingeridas nessas refeições, não podem ultrapassar o gasto calórico diário.
Essa sugestão, de múltiplas refeições, é propagada como sendo o modo ideal de perder peso. Alguns profissionais sugerem que, essa estratégia de emagrecimento é válida, porque ao se ingerir os alimentos antes das principais refeições, esse hábito acaba favorecendo a diminuição metabólica do organismo, evitando que as pessoas comam de forma exagerada.
Mas nem sempre esse método tem sucesso.Se o indivíduo comer mais do que gasta, a cada três ou quatro horas, o inverso ocorre, e ele acaba engordando.Portanto os períodos entre as refeições, não deve servir de consumo para qualquer tipo de alimento, que devem ser controlados e associados às atividades físicas.
Alimentação Após as 20H
De acordo com os mitos das dietas, a pessoa que deseja emagrecer, não deve se alimentar depois das oito horas da noite. Realmente o organismo humano, possui um metabolismo mais lento durante o período noturno, e é nessas horas que costumam acontecer as compulsões, ocorrendo o consumo exagerado de comida.
No entanto,os profissionais especializados informam que se a pessoa for dormir com fome, essa situação pode interferir na qualidade do sono, alterando o metabolismo,e prejudicando a queima de gordura. O importante não é deixar de comer após as 20 horas, mas ingerir uma alimentação adequada e com poucas calorias, senão o que pode acontecer, é além da pessoa não dormir bem, ainda engordar mais alguns quilos.
Alimentos Diet e Light
A maioria das pessoas não sabem sequer a diferença entre um e outro, mas seguem comprando esses alimentos, na esperança de conseguirem emagrecer.
Teoricamente, o alimento diet seria o sem adição de açúcar, e o light sem gordura. Porém a Associação Brasileira de Defesa Consumidor, alertou que quando o produto indica, que ele é diet em sua embalagem, isso não quer dizer que ele tem suas qualidades nutricionais preservadas, e nem que há uma diminuição calórica.
Um exemplo clássico, é o chocolate diet, onde ao mesmo tempo que se retira o açúcar, há um aumento de gordura, o que deixa o produto dietético,ainda mais calórico que o convencional.
Em caso de dúvida, o consumidor não deve confiar somente no rótulo que fica na embalagaem do produto, sendo aconselhável fazer uma comparação dos nutrientes que compõem os produtos, pois esses alimentos que poderiam ser consumidos sem preocupações com o peso, podem vir mais tarde, a apresentarem o efeito contrário.
Salete Dias