CREMESP

CREMESP é a abreviação para Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, foi criado no dia 30 de setembro de 1957. É uma instituição que não tem fins lucrativos, o objetivo da organização é oferecer para toda sociedade atendimentos de ótima qualidade e atendimento modelo para outras instituições.

Conselho

Os CRM (Conselhos Regionais de Medicina) são mantidos com a contribuição dos que exercem a profissão em todo território Brasileiro, possuem autonomia administrativa e financeira. Os conselheiros são eleitos por votos de colegas de profissão, os cargos não tem remuneração. Atuando juntamente com o CFM (Conselho Federal de Medicina).

O CREMSP é formado por quarenta e dois conselheiros, sendo quarenta escolhidos em votação pelos médicos do estado de São Paulo e dois indicados pela Associação Paulista de Medicina. Vinte e um desses, conselheiros efetivos e vinte e um, conselheiros suplentes. O mandato tem duração de cinco anos.

A Atual Diretoria é Formada Por:

Presidente, Luiz Alberto Bacheschi e Vice-Presidente, Renato Azevedo Júnior;
Primeiro-secretário, Mauro Gomes Aranha de Lima e Segundo-Secretário, Carlos Alberto H. de Campos;
Tesoureira, Silvana Helena R. Matheus e Segundo-Tesoureiro, Adamo Lui Netto;
Corregedor, Krikor Boyaciyan e Vice-Corregedor, Clóvis Francisco Constantino;
Coordenador do departamento jurídico, Henrique Carlos Gonçalves;
Coordenador do departamento de comunicação, André Scatigno Neto;
Coordenador do departamento de Fiscalização, João Márcio Garcia;
Coordenador das delegacias do interior, Lavínil Nilton Camarim;
Coordenador das delegacias da capital, Nacime Salomão Mansur.

Função

O CREMESP tem a responsabilidade de fiscalizar as atividades às unidades de saúde, verificando a correto atendimento e exercício médico para toda população.

A organização funciona como um tribunal é ele quem recebe as denúncias de má conduta profissional, apurando e julgando os casos. Agi rigorosamente conforme o código de ética de medicina, publicadas pelo Conselho Federal de Medicina. Dependendo da acusação, e comprovado o ato, o acusado pode ser penalizado com advertência, suspenção ou cassação do registro profissional.

Tribunal

Para ajudar a fiscalização das condições de trabalho nas unidades de saúde e realização de atendimentos descentes, o CREMESP necessitou criar as delegacias regionais que estão espalhadas pelo Estado, vinte e sete municípios exatamente, e na capital concentram se mais quatro delegacias metropolitanas localizadas na zona sul, norte, leste e oeste da cidade.

E na Vila Mariana está a sub-sede do CREMESP. Totalizando trinta e dois pontos de fiscalização mais a sede do CREMESP sempre em busca de melhoras para a população. A organização também faz suas funções básicas de cartório, recebendo registros de diplomas, especialidades e transferência do CRM.

Fiscalização

A entidade luta juntamente com movimentos sociais por melhoras no atendimento médico na rede público.
A formação de bons médicos também é preocupação do CREMESP, que luta contra a abertura de novos cursos no estado de São Paulo. Com tantas faculdades a qualidade da formação não é o esperado pela organização.
Por Matheus Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *