Pesquisa Americana Sobre Benefícios da Creatina

Substância Polêmica

A creatina que é um suplemento alimentar, utilizado para melhorar o desempenho dos esportistas, sempre foi cercada de polêmica pela comunidade científica e de atletas.

Enquanto muitos a criticam, outros como o pesquisador norte-americano Melvin William, defende a utilização do produto.

Fama Negativa da Substância

Durante muito tempo, esse suplemento esteve associado ao uso de anabolizantes, sendo proibido no Brasil por um período de cinco anos, e até hoje é desaconselhado seu uso por alguns médicos, que afirmam que a substância é prejudicial às funções hepáticas e renais do indivíduo.

No entanto, o pesquisador norte-americano Melvin William defende a utilização da creatina, pela sua eficácia,segundo ele, não só em atletas profissionais,como também em amadores, pessoas idosas, indivíduos portadores de diabetes,e até pode ser usada para reabilitação de algumas pessoas.

Estudo Feito pelo Pesquisador

De acordo com Melvin, a dose básica da creatina é sintetizada de maneira natural pelo corpo humano, no pâncreas e fígado, e é normalmente complementada por uma alimentação à base de carnes e peixes, sendo que cinquenta por cento do que o organismo precisa é produzida por ele próprio, e os outros cinquenta é consumido nos alimentos.

Um dos benefícios que o suplemento provoca é um aumento de força corporal, já que o produto consegue potencializar o desempenho de atletas em atividades de forte impacto em pequenos intervalos. Uma variedade de esportes , como a natação, corrida e até halterofilismo podem ser beneficiados por essa propriedade da substância.

De acordo com o cientista, em suas pesquisas, os resultados comprovaram uma melhora de cerca de treze por cento nos treinos esportivos.

Efeitos na Massa Muscular

Em relação aos efeitos sobre a massa muscular do indivíduo, a creatina sempre esteve no centro das polêmicas. A substância proporciona volume muscular, porque ela aumenta a possibilidade das células dos músculos de absorverem água,causando um efeito de inchaço, que gera uma idéia de ganho de massa muscular.

Para o pesquisador norte-americano a potencialização da força pela creatina, pode contribuir para essa aquisição de massa, que independe da retenção de água nos músculos.

Contestação da Pesquisa

De acordo com profissionais da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte, esse resultado da pesquisa, pode ser contestado por vários motivos. Em primeiro lugar,pela forma como ocorre o ganho de massa muscular.

Segundo os especialistas brasileiros,não há ganho real de massa muscular, apenas uma falsa idéia gerada pelo inchaço, que a absorção de água provoca no músculo. Os carboidratos que são responsáveis pela energia necessária ao exercício aeróbico,também são moleculas que são armazenadas nos músculos, e fornecem a energia indispensável para exercícios de duração prolongada.

A creatina, não provou ser eficiente, em muitos estudos, nessa modadlidade de exercício. Os pesquisadores brasileiros, ressaltam que a creatina até pode trazer algum benefício no começo de uma atividade de ciclismo, por exemplo, mas em casos de provas longas como maratonas, esse efeito se perderia, não sendo mantido até o final do esporte.

Tomando Creatina

Tomando Creatina

Sobrecarga da Substância em Órgãos

Os médicos brasileiros ainda apresentam algum receio na utilização da creatina, pois acreditam que o suplemento pode afetar o fígado e os rins das pessoas, pela sobrecarga sobre as células,levando-as a uma fadiga, pela quantidade excessiva da substância. No entanto essa tese,não tem respaldo científico segundo o pesquisador norte-americano.

Para Mevin, as únicas reações adversas associadas a creatina, seriam os problemas estomacais, pois já foram registrados casos de pessoas que consumiram a creatina, e tiveram diarréia e irritação no estômago, por isso o programa de suplemento, deve ser realizado com acompanhamento de um profissional médico, para evitar possíveis complicações na saúde do atleta.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *