Deslocamento da Retina

Motivos da doença

Deslocamento da Retina

Deslocamento da Retina

O descolamento de retina é uma doença no olho caracterizada pela separação de suas duas camadas, sendo uma parte sensorial, relacionada ao nervo óptico, responsável por levar a imagem para nosso cérebro decodificando-a, e a outra responsável pela nutrição e suporte, denominada epitélio pigmentar.

Os motivos para que ocorra esse deslocamento pode ser dos mais variados, sendo os mais comuns entre eles: Rupturas (Pequenos cortes onde o liquor intra-ocular, penetra nas camadas causando seu deslocamento, ou ainda pela sucção desse fluido na parte sensorial, podendo ou não estar associadas a algum trauma provocado por acidente), alguns tipos de tumores, doenças que provoquem a tração de uma estrutura denominda vítreo sobre a retina do individuo, e a pessoa portadora de miopia com grau muito elevado (conhecido como alto míope).

O prognostico não é muito positivo, se o deslocamento não for tratado em tempo hábil pelo especialista da área, no caso o oftalmologista, a enfermidade evolua para a perda total da visão do individuo acometido.

A possibilidade de recuperação visual se for diagnosticada e tratada corretamente, dependerá basicamente, sua localização e o tamanho e posição da área deslocada, que pela ação da gravidade, se ocorrer de cima para baixo, o caso torna-se muito mais grave causando danos visuais ao individuo mais rapidamente do que se, ao contrario, acontecer de baixo para cima, tornando o processo de perda de visão um pouco mais lento, dando tempo ao medico de escolher com maior precisão qual tratamento é mais adequado para o caso apresentado.

Os sintomas mais comuns apresentados elas pessoas, são flashes luminosos, manchas escuras, e perda gradual da visão, descrita por muitos como a sensação de uma “cortina” que vai se fechando lentamente, até a evoluir para a cegueira.

Tratamento

Olhos

Olhos

O tratamento, dependendo da gravidade do caso, pode ser o cirúrgico. Quando esta no começo, às vezes somente a aplicação do laser, que provoca queimaduras, funcionando como uma solda, para que os tecidos de juntem uns aos outros pelo processo de cicatrização, é suficiente para solucionar o problema. Outro tratamento indicado também somente para fases iniciais da enfermidade é o chamado de pneu mo, que nada mais é do que a ingestão de uma bolha gasosa, que retira o liquida abaixo da retina, colocando-a no lugar correto.

Esse tratamento é complementado por aplicações a laser ou cauterizações, denominadas crio cautério. Nos casos mais graves, somente a cirurgia pode ser utilizada para diminuir a perda da visão. A cirurgia convencional denomina de Retinopexia, consiste em fixar ao redor do olho, uma hortense feita de silicone para aderir à retina de forma eficiente, utilizando-se também o crio, para complementar o procedimento.

Cirurgia

Visão

Visão

Em casos considerados mais difíceis, o cirurgião utiliza a técnica denominada Vitrectomia é bem mais evasiva, pois o medico, preenche o olho do paciente com um óleo de silicone ou gases de longa duração no olho, com o objetivo dessas substancias flutuarem, empurrando a retina para seu lugar. Os gases são absorvidos naturalmente pelo organismo humano, enquanto o silicone terá que ser removido após algum tempo, pois poderá evoluir para catarata.

Os primeiros 30 a 35 dias são essências para a recuperação da pessoa, que deve seguir fielmente as prescrições medicas. Mesmo quando o individuo é atendido prontamente e a cirirugia é bem realizada, há sempre uma perda visual, mesmo que parcial do olho afetado pela enfermidade.

Portanto se surgirem alguns sintomas, no campo visual da pessoa, ela deve se dirigir imediatamente ao oftalmologista, para que esse através de suas técnicas apropriadas possa diagnosticar a doença e trata-la corretamente, evitando um déficit visual no paciente, que poderá afeta-lo para o resto da vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *