As dores em crianças tendem a deixar muitos pais preocupados, e isso é ainda mais frustrante quando falamos de crianças muito pequenas, que muitas vezes acabam não conseguindo expressar ao certo qual o seu tipo de cor.
Conforme as crianças vão crescendo, os pais vão se tornando mais confiantes, e muitas vezes já entendo o que seu filho está sentindo. Algumas dores ao longo das vidas acabam sendo comuns, e os pais já se sentem mais tranquilos.
Em alguns casos dessas dores, os pais acabam classificando a reclamação dos filhos como certa desculpa, como dores de dente e de barriga, como motivo de falta as aulas ou compromissos que não são considerados interessantes por eles. As pessoas segundo alguns médicos e especialistas ainda tem um respeito maior pela reclamação de algumas outras dores, como dor de cabeça, por exemplo.
É muito mais difícil ver algum pai ou mãe questionando se a dor de seu filho é real ou não, quando falamos de dores relacionadas a cabeça. Porém, é muito importante que os pais tenham consciência que outras dores reclamadas por seu filho, devem sim ter a mesma atenção do que as dores relacionadas a área da cabeça, como as dores na barriga.
Para que haja o combate quanto a mentira das crianças a dores, é importante que os pais expliquem para ela que quando ela mentir sobre alguma dor, vai ser muito mais difícil para ela quando realmente houver algo errado, já que ninguém irá acreditar no que ela está falando.
A dor na barriga das crianças é sim um fato, e geralmente ocorrem de forma recorrente quando elas ainda são crianças, o que pra elas acaba sendo muito complicado, já que apresentam muito mais dificuldades em classificar suas dores, e explica-las, seja para um médico ou mesmo seus pais e familiares.
Casos Relacionados Ao Aparecimento De Dores Abdominais Em Crianças
Existem alguns casos que podem ser analisados como forma de diagnósticos dessas dores abdominais sofridas pelas crianças. O diagnósticos das dores em crianças é um processo um tanto quanto complicado, e podemos demonstrar isso com um claro exemplo de uma menina que foi levada até uma clínica médica quando tinha por volta de seus dez anos de idade.
Ela sempre sofreu de problemas de dores em sua região abdominal, e naquela época acabou sofrendo um processo de crise de dor na região. Quando seus pais a levaram até o médico, após as crises de dores, a menina não se queixava de incomodo nessa região, pois já havia sido medicada com alguns remédios para o tratamento de constipação e outros problemas. O diagnostico da menina foi realizado de forma errônea, e acabou trazendo para ela alguns outros sintomas que acabam não sendo só o processo de dor na região abdominal, e sim a prisão de ventre, alteração nos resultados de exames de sangue e outros problemas que surgiram após a medicação.
Após alguns outros exames, acabaram se constatando que as dores da menina eram referentes a um processo chamado de dor abdominal-funcional. A dor abdominal funcional é um processo característico de pessoas que sofrem de algum tipo de alteração no sistema nervoso, que acaba o tornando hipersensível. Com isso, a possibilidade de crianças que desenvolvam essa grande sensibilidade nessa região sofram de dores constantes na barriga é grande, e isso pode ser diagnosticado de forma errada, e fazer com que as dores do paciente se tornem ainda mais constantes e fortes.
O diagnóstico para esse tipo de condição é realizado a partir de um exame muito específico, que acaba fazendo com que as crianças sejam diagnosticadas de forma diferente, por impossibilidade de realização desse exame. Geralmente para realizar essa ação, um balão específico acaba sendo inflado dentro da região do intestino do paciente, e a partir do processo de inflamento do balão, é possível perceber que as crianças que são caracterizadas como portadoras dessa condição, se mostram muito mais suscetíveis a sentir dores e incômodos, mesmo com uma minúscula inflamento do balão.
Levando A Sério As Dores Abdominais Das Crianças
Os médicos e pais de crianças que já são diagnosticadas com esse tipo de condição, põem hoje ficar mais tranquilos quanto ao processo de dor de seus filhos, já que na maioria das vezes isso pode ser tratado de forma consciente.
Apesar de ter se tornado mais simples realizar o cuidado desse tipo de problema, existem ainda algumas crianças que podem apresentar condições diferentes, e que fazem assim com que os médicos se mantenham ainda mais atentos a qualquer tipo de reclamação quanto a suas dores.
Por isso, é muito importante que os pais se mantenham atentos a qualquer tipo de queixa das crianças, para que possam se prevenir de possíveis agravamentos dessas dores. Existem ainda a possibilidade que a condição de uma criança que é portadora de dores abdominais classificadas como dor abdominal-funcional, possa ter desenvolvido a partir de algum processo de infecção ou inflamação, tratada de forma tardia. Isso acaba trazendo para crianças sérios problemas físicos, já que ela estará sempre com algum tipo de dor ou desconforto na região abdominal, e até mesmo problemas relacionados a seu desenvolvimento emocional, já que a criança estará sempre com um processo de ansiedade, prevendo que a qualquer momento poderá começar a sentir todas as dores novamente.
Em alguns casos, ainda quando a dor abdominal-funcional já foi diagnosticada e está em processo de tratamento, as crianças podem apresentar alguns tipos de desconfortos. Nesse momento os pais devem se manter muito atento, já que a investigação da origem dessa dor, e como ela está atingindo seu filho, deve ser realizada de forma calma e segura, para que a criança não fique assustada. Nesse caso, o pediatra deverá solicitar novos exames, e a partir de seus resultados, analisar todo o contexto do sentimento de dor que está atuando de forma recorrente no corpo da criança.
Os sintomas de uma criança ou pessoa que sofre de dores abdominais pode ser consequente de diversas doenças, que só serão identificadas a partir de um processo de exame muito específico. A dificuldade no diagnóstico de doenças que atingem em si a região abdominal acontece devido a cavidade de onde se encontra a parte intestinal, estômago e demais. Isso acontece por conta da dificuldade de se classificar um órgão como o responsável pelas dores na barriga das crianças, por conta da quantidade de órgãos encontradas nessa região, e como eles se encontram muito perto um do outro.
Isso pode fazer com que certa dor na região abdominal, seja por conta de um problema mais simples, como um processo de disfunção da flora intestinal, quanto a problemas renais e ginecológicos, mesmo em crianças. O médico que estará responsável pelo processo de tratamento dessa criança, deve se atentar ao fato de que muitas vezes ela pode sofrer de um histórico de problemas, e isso é muito importante, para que seja encontrado a solução final para o problema em si.
É Sempre Preciso Ir Ao Médico Quando A Criança Reclama De Dores Abdominais?
Bom, quando falamos de um paciente adulto, a possibilidade de que ele conheça o seu corpo suficientemente para saber ao certo qual a causa de seu incomodo, é muito maior quando comparamos com crianças, que muitas vezes acabam sentindo essas dores de forma muito repentina e sem nenhum tipo de antecedente.
Por isso, é muito importante que os pais estejam atentos a qualquer tipo de incomodo que seu filho sentir, e analisar se é realmente necessário leva-lo até o médico. Isso deve ser observado de forma muito natural, ou seja, observando como anda a reclamação da criança, se ela tem algum fundamento como a má alimentação ou ingestão de alimentos vencidos, sintomas de viroses e disenterias, e se com o passar das horas a criança ainda estiver reclamando de um incomodo, é muito recomendável que seja levada até o médico o mais rápido possível.
Existem alguns sintomas dentre todos os sentidos pelas crianças e pessoas que sofrem de dores constantes na região abdominal, que podem indicar a necessidade de procura de um médico especialista, para que as dores sejam cessadas e o processo de tratamento da doença ou condição possa ser iniciado.
Sintomas Importante Das Dores Abdominais
Dor Extensa Por Dias
Esse é um tipo de sintoma que deve ser observado pelos pais, a partir do momento em que a criança reclama de algum tipo de incomodo na região abdominal. Geralmente quando falamos de uma criança que sente algum tipo de dor abdominal, e que logo após algumas horas já se sente bem , o processo de tratamento para algum possível doença é considerado muito mais fácil, e em alguns casos acaba não havendo a necessidade de contatar algum médio para que as criança seja examinada, pois o próprio corpo se responsabiliza por sanar algum tipo de problema dessa região especifica.
Porém, quando a criança ao longo do dia e dias passa a continuar reclamando sobre seu desconforto na região abdominal é importante que os pais se mantenham atentos, e levem-na até um posto de saúde ou mesmo a um consultório medi o rapidamente. Quando esse tipo de situação acontece, geralmente as causas das dores são consideradas mais graves, podendo relacionar o incomodo na região abdominal da criança, com algum processo inflamatório, como colite e até mesmo calculo renal.
Por isso, é muito importante que nesses casos os médicos sejam rapidamente constatados, e iniciem de forma ágil o processo de tratamento das dores e avanço da doença, para que assim possa se combater o processo de desenvolvimento da doença de forma o mais eficaz possível.
Além disso, a automedicação nesse caso pode se tornar um grande problema. Isso porque você pode estar medicando seu filho para uma doença que não a especialidade do remédio, e no primeiro momento os sintomas podem até mesmo cessar, já que os medicamentos na maioria das vezes acabam funcionando com um analgésico para a dor. Porém, com o passar dos dias e meses, essas dores podem se tornar mais recorrentes, e de maior intensidade, fazendo então com que seu filho possa desenvolver algum tipo de inflamação devido ao processo precipitado que foi tomado inicialmente.
Febre
A febre é um sinal clássico de que alguma coisa no seu corpo não está funcionado corretamente, e em crianças esse acaba sendo um sintoma quase que recorrente. A febre geralmente é observada partir do desenvolvimento de doenças de caráter bacteriano e até mesmo viral, e na maioria das vezes esse acaba sendo um dos principais sintomas que o corpo fornece, para identificar assim que algo não está funcionando corretamente.
Nesse processo é que mora o perigo: quando observamos que uma criança está em um estado febril, é comum que muitos pais e familiares a mediquem, para que a temperatura corporal da criança acabe abaixando. Porém, como esse pode ser o sinal de alguma disfunção no corpo da mesma, com a baixa temperatura, o corpo começará a dar sinais mais intensos como dores, ou até mesmo irá subir a temperatura novamente, e isso poderá fazer com que a crianças fique ada vez mais incomodada com tudo isso.
O processo de medicação contra a febre deve ser feito de forma muito consciente, observando outros sintomas que podem ser observados junto com o aumento da temperatura corpórea, para que assim não haja nenhum processo de medicação errada, e alguma sequela maior par ao bem-estar da criança em si.
A febre quando relacionada ao processo de dores abdominais, pode ser causada por problemas relacionadas a infecção intestinal, ou até mesmo a condições consideradas mais graves.
Náuseas E Vômito
Muitas crianças quando estão em um processo de dores abdominais podem apresentar vômitos, porém, isso pode acontecer muitas vezes por conta da resistência da criança, que é considerada muito menor do que um adulto, facilitando então que a mesma tenha probabilidade de vomitar mais facilmente.
Geralmente quando uma criança que sofre de dores abdominais vomita, as causas das dores podem ser referenciadas a partir do aparecimento de problemas na área do intestino, indicando até mesmo certa inflamação ou infecção da área.
Diarreia
Muitas vezes crianças que estão com virose geralmente apresentam grande chances de desenvolver como principal sintoma, a diarreia. Isso acompanhado de vômito e mal-estar, geralmente indica grande possibilidade de virose ou alguma outra infecção viral ou bacteriana.
Porém, crianças que apresentam esse quadro, podem também estar suscetíveis a quadros de intoxicação alimentar, e isso algumas vezes pode ser diagnosticados pelos pais, ao avaliar qual foi a alimentação da crianças por volta dos últimos dois dias, e s a mesma acabou saindo de sua rotina alimentar, o que pode muitas vezes causar esse tipo de sintoma.
Caso esse não seja o caso de seu filho, é recomendado que você procure um médico, para que ele possa identificar quais são as possíveis causas desse tipo de sintoma, e indicar corretamente o seu tratamento.
Falta De Apetite
Esse é um sintoma muito comum em crianças que estão sofrendo de processo de dores abdominais isso acontece porque a região muitas vezes está altamente sensível, e que irá pensar em comida numa hora dessas?
Esse é um indicativo muitas vezes que pode ser observado diretamente pelos pais, já que a criança não ingerir nenhum alimento, ou mesmo reclamar de fome pode fazer com que se subentenda que ela ainda está sentido algum incomodo na região de sua barriga.
Processos considerados mais graves como o aparecimento de tumores, muitas vezes podem estar atrelados com a falta de apetite. Isso de uma forma mais recorrente irá causar ao paciente perda de peso e sintomas de fraqueza. Mesmo não sendo tão comum essa causa em crianças, é muito importante que os pais se mantenham atentos, e quando essa falta de apetite se apresentar de forma recorrente, encaminhar a criança para algum consultório médico, onde irá tratar de forma certa o seu real problema.
As crianças que geralmente sofrem de perda de apetite quando estão com dores abdominais geralmente estão sofrendo com algum problema de inflamação na região da barriga, e esse acaba sendo um dos principais sintomas.
Endurecimento Da Região Abdominal
Esse é um sintoma que pode ter várias causas, desde problemas mais simples como gases, ou até mesmo um processo que o estomago do individuo sofre quando existe um excesso de comida na região do estomago, chamado de distensão, ou até mesmo indicar problemas considerados mais graves por médicos e especialistas. Por isso, caso o inchaço se apresente de forma recorrente, é muito importante que você leve seu filho até o encontro de um médico.
Sensibilidade Na Região Da Barriga
Quando sofremos de algum problema de lesão externa, em qualquer região do corpo, a possibilidade de que esta mesma região desenvolva um processo de sensibilidade ao toque acaba sendo muito grande. Dessa forma, é compreensível que a criança reclame de dores abdominais quando algum processo externo tem interferência direta em seu corpo.
Porém, essa sensibilidade pode também ser sentida quando há algum tipo de problema interno na região abdominal do indivíduo, e quanto mais intensa e sensível esse incomodo ao toque é sentido, maior a necessidade imediata de se procurar um médico especialista, para que a criança possa ser observada de forma correta.
Problemas Causados Nas Crianças A Partir Do Aparecimento De Dores Na Região Abdominal
Não é sempre que esses sintomas sentidos quando falamos de dores abdominais podem ser resolvidos dentro de casa. Existem alguns casos específicos onde os pais devem procurar auxílio médico, para que o problema de seu filho seja devidamente diagnosticado.
Muitas das vezes esses sintomas não são referentes a grandes problemas, mas acabam fazendo com que consultórios médicos u mesmo filas de esperas para consultas fiquem lotados, principalmente no verão.
As dores abdominais, quando analisadas em um conjunto, costumam poder ter centenas de causas especificas, o que torna o trabalho de um médico pediatra, muito mais difícil e complicado. Muitas crianças apresentam suas emoções muito mais sensíveis do que os adultos, e por isso, muitas das vezes a intensidade da dor que as mesmas estão sentido, podem ter uma relação direta com a ansiedade e medo, referente a presença do médico, ou mesmo ao sentimento de dor corporal.
Cada sintoma da criança deve ser avaliado diretamente por uma pessoa responsável, e que possa saber passar para os pais o diagnostico corretor do problema sofrido pela criança. Alguns desse sintomas podem ser observados em mais frequência nas crianças, e abaixo iremos compreender como eles funcionam, de uma forma melhor.
Cólica
A cólica é um sintoma muito presente em crianças, e que geralmente acaba sendo sentidas por ela ainda quando são bebes de alguns meses de idades. Quando falamos de bebês, os pais geralmente já sabem a causa do processo de desenvolvimento desse incomodo no corpo do seu filho, mas com o passar dos anos, e o crescimento da criança, acaba se tornando cada vez mais difícil identificar de forma correta qual a real causa do aparecimento de cólicas nas crianças.
Os bebes geralmente sofrem de cólicas devido a imaturidade de seu sistema digestório, que ainda nos primeiros meses se encontra em processo de desenvolvimento e costume, quanto ao processo causado pela digestão do leite, seja ele materno ou não. Além disso, a parte intestinal de um bebê é muito incompleta, e ao longo dos meses e da mudança de sua alimentação, a maturação da região irá se desenvolver. Esse é o tipo de mudança a processo de adaptação que a maioria dos bebes acaba sendo obrigada a passar.
Existem formas de combater esse tipo de sintoma, muitas vezes fazendo com que as crianças maiores realizem algum tipo de caminhada, o que estimulará sua região abdominal a trabalhar de forma mais eficiente, e muitas vezes acaba sendo positivo para o desconforto da criança. Com essa caminhada, na maioria da vezes as crianças irão liberar os gases que podem ser a causa principal do aparecimento desse sintoma.
Má Alimentação
Quando falamos de uma criança acostumada a se alimentar de uma forma mais saudável, com legumes e verduras em sua dieta diária e que em algum momento realiza uma extrapolada quanto a sua alimentação, as consequências podem ser sentidas logo após.
Isso porque, a possibilidade de que a criança desenvolva algum tipo de dor ou incomodo abdominal é grande, já que o estomago e o sistema digestório não estará acostumado com a grande carga de alimentos e muitas vezes os ingredientes que o compõe. Por isso, algumas vezes as crianças podem sentir náuseas seguidas de vomito e se sentir muito melhor logo após esse processo, já que o seu real problema estava na ineficiência da digestão de tantos alimentos.