Sintomas do Distúrbio
A bulimia é um distúrbio alimentar, que é mais frequente em mulheres mais jovens,geralmente na fase da adolescência, quando estão mais susceptíveis às críticas dos amigos, namorados e até familiares,se elas não conseguem seguir os padrões sociais considerados como padrão. Apresenta como principais sintomas o ato de comer excessivamente, e depois provocar o próprio vômito, na tentativa de se livrar do sentimento de culpa, por ter comido muito. É uma doença caracterizada pelo comportamento compulsivo em relação ao alimento, podendo até levar a pessoa a óbito.
Orientações Sobre a Doença
Uma cartilha elaborada pela NEDA (Associação Nacional de Distúrbios Alimentares), que é uma Organização localizada nos Estados Unidos, teve como principal objetivo, fornecer orientações sobre o distúrbio, e conselhos úteis para quem já tem, ou convive com alguma pessoa que já apresente a doença. Vale ressaltar que, o diagnóstico final, deve ser sempre feito por um profissional especializado na área, pois os indícios não significam que a pessoa apresente realmente, o problema em toda sua dimensão. Os especialistas é que devem esclarecer sobre as dúvidas, que porventura houver.
Indícios Apresentados que Merecem Atenção
Preocupação Excessiva com o Peso
Se for observado na pessoa, uma preocupação excessiva em perder peso, através de dietas, ou de controle rígido de comida, ou se grandes quantidades de alimentos desaparecem em pouco tempo, pode ser indicativo de que alguém está se alimentando, com esses produtos, ou ainda se forem encontradas muitas embalagens de comida vazias, pode indicar do mesmo modo, que a pessoa pode estar comendo compulsivamente.
Outros Indícios Preocupantes
Se for observado que a pessoa vai frequentemente ao banheiro, logo após as refeições, ou possui dentes com manchas e hálito de vomito, ou se apresenta desconforto visível em comer na frente de terceiros, como amigos ou familiares, ou atitudes estranhas em relação à comida conhecidos como rituais, como evitar que determinado alimento toque sua boca.Se for encontrado embalagens vazias de laxantes ou diuréticos, no interior da casa, pode indicar comportamento purgatório.
Ingestão de Pouca Comida
Se a pessoa costuma comer muito pouco, nas refeições principais, ou ainda esconder alimentos em lugares da casa ou se usa com frequência pastilhas, chicletes de menta, que ajudam a disfarçar o hálito de vômito na boca, se usa roupas frouxas, para esconder o corpo,ou dá uma pulada constante nas refeições, e ainda pratica exercícios físicos de grande impacto,independente do cansaço ou alguma doença que apresente no momento,e se forem observados calos nas mãos ou juntas dos dedos, isso pode demonstrar uma repetição da atitude de provocar o vômito, colocando os dedos na garganta. Nesse momento, a consulta com um psicoterapeuta é fundamental, para preservar a saúde física e mental do indivíduo.