Dor do Crescimento

Excesso de Exercícios Físicos

Quando as crianças fazem atividades físicas em excesso, costumam sentir dores musculares à noite, no entanto, especialistas apontam para o que chamam de dor de crescimento, que sem motivos aparentes surgem quando a criança vai dormir, fazendo os pais levarem seus filhos ao hospital, ou acharem que a criança está inventando aquela situação.

Coluna

Opinião de Especialistas

Segundo ortopedistas especialistas no tema, a chamada dor de crescimento não ocorre, como muitos pensam pelo crescimento dos ossos das crianças e dos jovens. A maioria da queixa de dores noturnas, geralmente, surge quando a musculatura está cansada, pois ainda não conseguiu a recuperação dos excessos das atividades físicas feitas durante o dia. Esse tipo de situação pode começar aos três anos e permanecer até os oito anos de idade, fase em que a criança não possui ainda a consciência sobre seu corpo. Por isso, os responsáveis devem observar cuidadosamente, se a queixa de dor costuma ser em várias partes do corpo, ou somente em um local, e se seu filho continua fazendo suas atividades diárias sem nenhum desconforto físico. Se isso ocorrer essa dor é chamada de dor do crescimento.

Tratamento

Sintomas do Problema

Se a dor for tão frequente ao ponto de atrapalhar o sono da criança, esse fator deve ser considerado, principalmente se ela se concentrar num ponto determinado do joelho ou da coxa , pois isso representa o perigo de haver um problema mais grave. De acordo com especialistas, a dor do crescimento não é contínua e só surge à noite, quando a pressão arterial, a oxigenação dos tecidos humanos e a frequência cardíaca reduzem suas atividades, causando dor, se houver alguma inflamação no local, ou um cansaço muscular, voltando ao normal no dia seguinte. Quando a criança chega à fase da adolescência e vivencia o crescimento rápido normal do período, a razão da dor se modifica, pois nessa fase há um alongamento excessivo dos músculos nas pontas dos ossos que estão crescendo, gerando como consequência realmente uma dor na região do crescimento do corpo do jovem. Nesse caso, há um processo inflamatório chamado de osteocondrite, sendo necessário procurar um profissional especializado que diagnostique e oriente de forma correta como as atividades devem ser feitas, diminuindo o esforço físico e alongando a musculatura.

Dor do Crescimento

Tratamento dos Sintomas

De acordo com especialistas a dor do crescimento surge na infância pelo excesso de atividades ou pela reserva menor de energia do músculo para prática desses exercícios, ou ainda pela falta de alongamento muscular. Especialistas informam que o ideal é praticar esporte somente três vêzes por semana, e isso vale para crianças e adultos, sendo melhor fazer uma atividade de cada vez, para não sobrecarregar as estruturas ósseas. A ingestão de açúcar e carboidrato reduz as chances das dores surgirem, sendo que a dor do crescimento costuma aparecer com frequência sendo necessário uma avaliação criteriosa para que o profissional descarte outras doenças como anemia, diabetes, ou deficiências de vitaminas. Quando surgir a dor noturna, os médicos orientam que os pais devem fazer massagens e utilizar compressas de água quente na região, ou se houver prescrição, o uso do analgésico também pode ser usado. Para prevenir o problema é necessário orientar às crianças a fazerem alongamento antes das atividades físicas e brincadeiras, para minimizar os efeitos das dores noturnas e musculares.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *