O Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, e ele ocorre quando há a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou a uma situação de importância, que pode ser algo negativo ou positivo. O Estresse pode ser causado por diversos fatores, e uma causa bastante comum é a mudança repentina no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, isso faz com que a pessoa sinta um determinado tipo de angústia, de tensão.
Dessa forma, podemos dizer que o Estresse é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo. Esse estado de tensão não aparece repentinamente, pois é um processo gradual que responde a experiências e acontecimentos vividos. Quando se consegue usar estratégias de enfrentamento que ajudem a restabelecer a ordem interna, o Estresse é apagado e dessa forma, pode-se voltar ao equilíbrio.
Mas quando não se consegue combater essa tensão emocional, o corpo e a mente dão sinais de alerta como: questionamentos sobre nossa própria competência, apatia e desinteresse por coisas que antes nos davam prazer, sensação de desgaste físico e mental, falhas de memória, entre outros sinais.
Causas do Estresse
As mudanças ocorridas em nosso cotidiano geram certos níveis de estresse, que pode ser positiva ou negativa. Muitos fatores podem ser estressores, como: dificuldades financeiras, relacionamentos conturbados, morte, doenças, etc. e também o Estresse pode ser auto- produzido e acontece porque a pessoa tem pensamentos estressantes como: a pessoa sente-se insatisfeita com a vida, cobra-se demais, exige perfeição em tudo, auto-estima baixa e acredita que nada irá dar certo, é excessivamente competitiva, entre outros pensamentos que só contribuem para que ocorra um alto estado de tensão.
O Estresse nas Crianças e nos adolescentes pode ser causado devido ao excesso de atividades, mudanças na escola, conflitos familiares, isolamento social ou falta de limites e disciplina ou pelas próprias mudanças hormonais.
Os Níveis de Estresse
O Estresse é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo e pode vim a ser positivo e negativo.
– Estresse Negativo: É o Estresse em excesso. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A qualidade de vida sofre danos, e posteriormente, a pessoa pode vim a adoecer.
– Estresse Positivo: É o Estresse em sua “fase de alerta”, em sua fase inicial. O organismo produz adrenalina que da energia, ânimo, e dessa forma a pessoa produz mais, e se torna mais criativa. Mas, nenhuma pessoa consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o Estresse se torna excessivo quando é duradouro.
Medidas de Controle do Estresse
O Estresse pode ser controlado a partir de medidas como: técnicas de relaxamento, exercício físico regular, sono apropriado, alimentação balanceada, aprendizado de estratégias de enfrentamento, entre outras importantes medidas.
Por: Érica Ap. Gomes