Ecocardiograma Fetal

Exame Simples

De acordo com especialistas um simples, prático e não invasivo exame, pode ser feito no feto, com o objetivo de identificar possíveis riscos cardíacos que o bebê possa vir a apresentar.O exame de rotina de ultrassom, nem sempre identifica se o coração do feto está batendo normalmente.

Clinica

Como é Realizado o Exame

O ecocardiograma fetal é um exame específico, usado para analisar em detalhes o funcionamento de cada parte do coração do feto.Normalmente tem a duração de trinta minutos, e não é um procedimento invasivo, pois é realizado com um aparelho parecido com o ultrassom. O profissional que realiza esse exame, tem de ser um especialista em medicina fetal,obstetras treinados para perceberem possíveis alterações coronarianas no feto.

Malformações Cardíacas

Pesquisas revelam que a cada mil recém-nascidos, nove são afetados por malformações cardíacas, chamadas de cardiopatias congênitas, que são bastante frequentes, e são a principal causa de óbitos após o nascimento do bebê. A indicação para fazer o ecocardiograma fetal, tem sido feita somente para mulheres grávidas que apresentem o risco do feto apresentar essas malformações, como por exemplo,mulheres portadoras de diabetes, hipertensas, ou que as que fazem uso de medicação constante, ou ainda quando há dúvida se há alguma alteração genética, como a Síndrome de Down, sendo o ideal realizá-lo entre avigésima quarte e vigésima oitava semana do período de gestação.

Dimensões

Importância de um Diagnóstico Precoce

Quando os médicos conseguem detectar algum problema da criança, ainda no ventre materno, essa pode ser uma maneira de salvar a vida do bebê. Algumas crianças nascem no chamado padrão fetal, ou seja, apresentando características de quando ainda estavam no útero da mãe. Essa situação segundo os especialistas, podem encobrir o surgimento, de sintomas importantes de serem detectados, e que não são visíveis no primeiro exame clínico do bebê. Após certo tempo, pode sugir alguma complicação, sem que haja tempo para os pais, pedirem ajuda médica. O local onde a mãe teve o filho, pode não ter uma estrutura adequada para atendê-lo num momento de emergência, causando até a separação do filho, que deverá ser transportado, se for o caso, para alguma unidade hospitalar, que esteja aparelhada para tratamento de seu problema específico.

Ecocardiograma Fetal

Situações de Emergência

Quando os médicos conseguem fazer um diagnóstico precoce, com o feto ainda no útero da mãe, os especialistas tem tempo hábil de acompanhar as grávidas, que devem fazer os exames mensais rotineiros, avaliar se há algum risco e programar como será o parto. Se houver necessidade, o recém-nascido é transferido para uma UTI, onde novos exames serão realizados, e se for o caso, ele ficará na incubadora para ser monitorado pela equipe de saúde. Caso ele apresente complicações, com cinco dias de vida já pode sofrer uma intervenção cirúrgica. Por isso, o exame de ecocardiograma fetal é importante, pois proporciona tranquilidade a gestante, e aos profissionais que a acompanham, que terão tempo hábil para fazer procedimentos para salvar a vida do bebê se for necessário.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *