Tumores de Ovário

Complexidade dos Tumores

O Ovário é um órgão complexo, onde são produzidos os gametas femininos, essenciais à reprodução da espécie humana. No entanto, alguns tipos de tumores são benignos e outros malignos, e podem afetar o ovário, em diferentes etapas da vida da mulher, e com uma grande variedade de perfis.

Ovário

De acordo com pesquisas, atualmente já se conhece mais de quinze tipos, genéticos de tumores cancerosos do ovário, e com a continuação dos estudos científicos, há estimativa de se identificar mais perfis nos próximos anos.

Testes Genéticos

Os profissionais especializados em oncologia, precisam desses dados científicos,para fazer uma abordagem especifica de cada caso, propondo o tratamento ideal, conforme a necessidade do paciente ,que pode ser a quimioterapia, cirurgia, imunoterapia ou hormonioterapia. Alguns tipos de testes genéticos, já conseguem identificar quais as chances que a mulher apresenta, de desenvolver tipos específicos de tumores. Esse conhecimento possibilita mais chances de cura, sendo necessário, que cada vez mais pesquisas sobre a doença, sejam desenvolvidas.

Dificuldade em Diagnosticar Câncer de Ovário

Um dos maiores problemas para se conseguir a cura do câncer de ovário, era conseguir identificá-lo na sua forma inicial de estágio. os especialistas informam que os exames isolados, às vêzes, não são suficientes para mostrar a enfermidade no começo, por isso, os cientistas estão pesquisando,exames complementares, para que o diagnóstico possa ser feito na fase inicial,pois isso é determinante para a cura, ou sobrevida da paciente.

Tumor

A mais recente descoberta,para tentar solucionar esse problema é um modelo matemático, que faz parte dos exames clínicos realizados, denominado de ROCA (Risk of Ovarium Cancer Algorithm). Esse avanço da medicina integra os exames já realizados de ultrassonografia e do CA125, que é um marcador de tumores que são detectados através de exames de sangue.

De acordo com os pesquisadores, o ROCA será aplicado, em grupos considerados de risco, com mulheres depois da menopausa, para tentar identificar no estágio inicial ,o tumor canceroso no ovário.

Taxa de Mortalidade

A alta taxa de mortalidade do câncer de ovário, está relacionado a dificuldade de descoberta na sua fase inicial, pois quando o profissional consegue identificar e fazer o tratamento do tumor logo no início, as chances de cura para a paciente em cinco anos é de cerca de oitenta por cento, enquanto que nos estágios três e quatro da doença, a expectativa de sobrevida cai paravinte e nove por cento e quatro por cento(na fase quatro), dados fornecidos pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.

Causa do Surgimento da Doença

Por ser um órgão com várias replicações celulares,o ovário pode se tornar propício ao desenvolvimento de alguma célula anormal, que evolua para um tumor maligno. Porém os cientistas, ainda não identificarm uma causa relacionada diretamente ao aparecimento desse tipo de câncer.

O que se sabe atualmente é que, as mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional, ou que já tiveram filhos, apresentam uma menor probabilidade de desenvolver a doença.

Esse tipo de tumor maligno, não pode ser confundido com os cistos benignos ou com a Síndrome de ovários policísticos, que são de origem hormonal,e afetam cerca de quinze por cento das mulheres na idade reprodutiva,e cujo tratamento consiste somente em uma adequação hormonal, e na adoção de um modo de vida mais saudável.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *